Anualmente, a Euro NCAP, entidade que avalia a segurança dos automóveis novos colocados à venda na Europa, revela a sua lista de modelos mais seguros após os seus testes. Com cada vez maior foco na segurança, os construtores automóveis excedem até as expectativas daquele organismo, destacando-se também a chegada em força e qualidade dos construtores chineses – dois modelos merecem nota distinção de segurança já em 2022.

Naquele que foi o ano mais preenchido para a Euro NCAP, este organismo revela quais foram os automóveis que mais se destacaram ao longo de 2022 nas suas respetivas classes, tanto nos testes de colisão e proteção aos ocupantes, como também em matéria de tecnologia de assistência à condução, com duas conclusões já interessantes: os automóveis elétricos são dominadores na segurança e as marcas chinesas já estão a demonstrar qualidade bem acima da média.

Se nem todas as categorias tiveram ‘quórum’ suficiente para se estabelecer uma hierarquia e determinar o melhor de uma classe, as que tiveram modelos suficientes mostraram que a Tesla sobressaiu em duas categorias: o Model S foi eleito o mais seguro entre os Carros Executivos e o Model Y o mais seguro entre os ‘Off-Roaders’ compactos (tecnicamente, uma classe destinada aos SUV de segmento médio).

Já o vencedor na categoria dos Grandes Familiares foi o Hyundai IONIQ 6, novo modelo elétrico da companhia sul-coreana que se apresta a chegar à Europa na primeira metade de 2023. Por outro lado, os construtores chineses ganham pontos e o ORA Funky Cat foi eleito o mais seguro nos Pequenos Familiares, ao passo que o WEY Coffee 01 foi considerado o mais seguro na categoria dos Grandes ‘Off-Roaders’, com o Lexus RX a receber também uma menção honrosa nesta classe.

Este dado é particularmente relevante tendo em conta que há não muitos anos, o resultado de alguns automóveis chineses em testes de colisão era particularmente desastrado, o que levou mesmo ao atraso da sua entrada no mercado europeu por alguns anos. Agora, munidos de ferramentas tecnológicas capazes de ombrear com os europeus e americanos, os fabricantes chineses mostram também desempenho convincente.

A Euro NCAP realça ainda o resultado impressionante de 98% na proteção concedida pelos Tesla Model S e Model Y em termos de sistemas de segurança, obtendo mesmo o valor mais alto de todos os analisados em 2022.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.