O antigo número um da Opel, Michael Lohscheller, vai liderar os destinos da jovem marca vietnamita VinFast, assumindo assim a tarefa de implementar aquela companhia noutros mercados, como o americano e o europeu.

A VinFast já havia estado presente em salões automóveis europeus em preparação da sua entrada no mercado europeu, mas dá agora um passo decisivo com a contratação do anterior CEO da Opel, Michael Lohscheller, que está de saída da Stellantis, empresa que resultou da fusão entre os grupos PSA e FCA.

Michael Lohscheller, Opel Automobile GmbH

Com o foco numa expansão para outros mercados globais com veículos elétricos de nova geração, a VinFast conta com centros de desenvolvimento na Europa, mais concretamente na Alemanha, mas também nos Estados Unidos da América (EUA) e Austrália. Lohscheller irá trabalhar diretamente na sede da companhia, no Vietname.

“Sempre me senti atraído por novos desafios durante a minha carreira. Quando surgiu a oportunidade de me juntar à VinFast, senti-me imediatamente atraído por causa das possibilidades de crescimento”, afirmou Lohscheller, complementando que quer ajudar a marca a tornar-se “numa companhia global de automóveis elétricos inteligentes”.

Na Opel, já se sabia que o ex-responsável da Renault Uwe Hochgeschultz iria assumir o cargo de CEO da marca de Rüsselsheim a partir de dia 1 de setembro, pelo que Lohscheller teria de procurar outro desafio na indústria automóvel.