Ferrari F2001 ex-Schumacher estabelece novo recorde em leilão

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

O Ferrari F2001 que permitiu a Michael Schumacher vencer o GP do Mónaco de 2001 foi vendido em leilão por um valor recorde de 7.5 milhões de dólares, bastante mais do que o valor esperado entre os 4 e os 5.5 milhões de dólares.

O monolugar foi vendido no Evento de Arte Contemporânea da RM Sotheby’s que teve lugar ontem em Nova Iorque, nos Estados Unidos, cotando-se como uma das ‘obras de arte’ que mais valor granjeou, estabelecendo ao mesmo tempo uma soma recorde para um carro de Fórmula 1 da era moderna.

Mais concretamente, o F2001 foi arrebatado por módicos 7.504.000$, sendo também o primeiro carro alguma vez oferecido pela Sotheby’s num leilão de arte. O comprador, não nomeado, é um colecionador privado que efetuou a licitação vencedora por telefone.

Com o número de chassis 211, este F2001 representa o monolugar que, efetivamente, inaugurou a era de domínio de Schumacher e da Ferrari na Fórmula 1 no início do milénio. Isto porque se em 2000 a dupla já havia conseguido os cetros de pilotos e de construtores, tal foi alcançado com a renhida oposição de Mika Hakkinen e da McLaren, algo que em 2001 apenas ocorreu de forma muito esporádica, enquanto o F2001 ‘passeou’ a sua superioridade nas pistas.

O F2001 estava dotado com um motor V10 de 3.0 litros com potência entre os 800 e os 900 CV, associado a uma caixa de velocidades semiautomática de sete velocidades com passagens de caixa atrás do volante.

Foi com este mesmo monolugar que Schumacher venceu o GP do Mónaco, emblemático evento que todos os anos coloca os carros no caminho do glamour monegasco, único no calendário da modalidade.

Uma parte das receitas obtidas com a venda deste Ferrari será doada à Fundação Keep Fighting Michael, criada com o intuito não só de oferecer energia positiva ao piloto que ficou em estado grave após um acidente de ski, desconhecendo-se correntemente o seu estado de saúde de forma oficial, mas também de efetuar ações de cariz social. Pode conhecer mais desta fundação em keepfighting.ms.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.