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Ferrari F2002 brilhou no leilão de Abu Dhabi mas foi um Pagani que mais ‘somou’

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O final da temporada de 2019 do Mundial de Fórmula 1 coincidiu com o primeiro leilão associado entre a RM Sotheby’s e a Fórmula 1, apelidado de sucesso pelos seus organizadores, com o destaque a ir, entre os monolugares de competição, para o Ferrari F2002 com que Michael Schumacher venceu três grandes prémios na temporada de 2002.

Aproveitando o final da temporada em Abu Dhabi, a reputada leiloeira RM Sotheby’s promoveu um leilão que contou com mais de 40 automóveis – contou igualmente com modelos de estrada – e licitadores de 28 países.

Embora se tratasse de um evento muito ligado aos monolugares, o topo da lista de valor alcançado foi ocupado com um Pagani Zonda Aether de 2017, uma versão deste hiperdesportivo com uma inédita caixa manual de seis velocidades, entre outros elementos únicos. Arrecadou um total de $6,812,000. O anterior recorde para um Zonda era de $5,500,000

Logo abaixo ficou o F2002 pilotado por Schumacher na temporada de 2002, uma das mais vitoriosas da Ferrari, com o monolugar a arrecadar $6,643,750, tornando-se assim no segundo monolugar de Fórmula 1 mais valioso a ser vendido em leilão, logo atrás de um outro Ferrari, um F2001, também do piloto alemão, que em 2017 garantiu $7,500,000. Noutro detalhe que, certamente, terá adicionado valor ao monolugar transalpino, o F2002 foi sujeito a um teste por parte do filho do heptacampeão, Mick Schumacher, que passou pelo circuito de Fiorano para colocar à prova o carro do seu pai.

Foto de Remi Dargegen/RM Sotheby’s

Mas houve mais material imponente da marca de Maranello a surgir em leilão: um FXX K, um modelo produzido apenas para utilização em circuito, a garantir $4,281,250, sendo o primeiro do género a ser proposto a leilão, e um 126 C2 da temporada de 1982, uma das mais trágicas para a Scuderia italiana, com a morte de Gilles Villeneuve e as lesões severas sofridas por Didier Pironi, que afastaram a equipa do título de pilotos nesse ano.

O monolugar leiloado foi o vencedor do GP da Alemanha de 1982, pelas mãos de Patrick Tambay, e autor da pole position para o GP de Itália de 1982 por Mario Andretti. A sua importância histórica reside no facto de ser o único exemplar ainda existente do 126 C2, o que lhe valeu uma módica quantia de $2,143,750.

Fotos do evento por Tom Gidden/RM Sotheby’s.