O trio de modelos despediu-se no dia 22 de dezembro com uma fotografia de conjunto no local de produção, em Hethel, no Reino Unido, juntamente com muitos dos membros da marca que contribuíram para o design, engenharia, produção e vendas dos Elise, Exige e Evora.
Entre as três gamas e ao longo dos últimos 26 anos, produziram-se 51.738 unidades no total, representando quase metade de todos os automóveis produzidos pela Lotus na sua história de 73 anos. Adicionalmente, a marca produziu ainda 9715 exemplares para terceiros, como a General Motors (com 7200 unidades dos Opel Speedster/Vauxhall VX220 entre 2000 e 2005) e a Tesla (2515 unidades do Roadster entre 2007 e 2012).
Os últimos exemplares dos Elise, Exige e Evora não serão vendidos, mas sim guardados na coleção da Lotus.
No caso do Elise tratou-se de um Sport 240 Final Edition em cor amarela, sendo o derradeiro de de 35.124 unidades, enquanto o Exige foi um Cup 430 Final Edition em cor verde ‘Racing Green’ com o número de chassis 10.497. Por fim, o último Evora, um GT430 Sport, foi pintado em cor cinzento ‘Dark Metallic Grey’, sendo o derradeiro de 6117 unidades produzidas.
Entre 1996 e 2000, a primeira geração dos Elise e Exige foram produzidas numa pequena sala em Hethel, ao lado do Esprit. As atuais linhas de produção, estabelecidas em 2000, serão desmanteladas e substituídas por novas infraestruturas de última geração para abrir caminho ao novo centro de produção do Emira. O arranque da produção do novo modelo desportivo – o último com motor de combustão interna – está previsto para a primavera de 2022, com a fase de desenvolvimento em estrada com protótipos já em curso.Para auxiliar a nova fase de produção, a Lotus terá linhas de montagem mais automatizadas com uma capacidade para até 5000 unidades por ano com um único turno de trabalho previsto.
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