A Ford Motor Company anunciou que Jim Farley irá suceder a Jim Hackett na liderança da companhia americana a partir de dia 1 de outubro, preparando uma nova fase de transformação. Hackett era CEO da Ford desde 2017.

Ambos vão trabalhar em estreita colaboração nos próximos dois meses com vista a uma transição suave de pastas, com Farley a assumir o maior desafio da sua carreira aos 58 anos de idade.

Sob a liderança de Hackett, a Ford procedeu a uma reconfiguração do seu negócio, tomando medidas difíceis como o foco em pick-ups e SUV no mercado americano, de forma a melhorar a sua rentabilidade.

Comentando esta decisão, o Presidente Executivo da marca, Bill Ford, demonstrou-se “muito grato ao Jim Hackett por tudo o que fez para modernizar a Ford e preparar-nos para competir e vencer no futuro. A nossa nova visão de produto – liderada pelo Mustang Mach-E, pelo novo F-150 e pela família Bronco – está a tomar forma. Agora temos planos apelativos para os veículos elétricos e autónomos, bem como para a total conectividade automóvel”.

Farley entrou na Ford em 2017 como responsável global de Marketing e Vendas, liderando depois a Lincoln, a Ford da América do Sul, a Ford europeia e os mercados globais da Ford.

Novo CEO da Skoda transita da África do Sul

Também na Skoda há um novo CEO, com Thomas Schäfer a assumir o cargo no lugar de Bernhard Maier. Schäfer era o Presidente da divisão do Grupo Volkswagen na África do Sul, mas irá assumir o cargo de líder da Skoda Auto com efeitos imediatos, mostrando profundo conhecimento das operações do grupo, no qual ingressou em maio de 2012.

Thomas Schäfer vai liderar a Skoda Auto com efeitos imediatos.

Em 2015, passou para o cargo de Presidente e diretor-geral do Grupo Volkswagen na África do Sul, tendo a seu cargo o desenvolvimento das marcas do grupo na região africana subsariana.

Pela frente terá a missão de dinamizar a marca checa na era da eletrificação e da conectividade absoluta, procurando manter a identidade da Skoda. Schäfer passa a ser o líder com efeitos imediatos, sucedendo a Bernhard Maier, que esteva à frente da marca ao longo dos últimos cinco anos.