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Fuso Canter celebra 50 anos em Portugal com nova geração versátil e eficiente

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No ano em que celebra o seu 50º aniversário de presença em Portugal, a Fuso Canter chega ao mercado com uma nova geração, trazendo consigo uma melhoria na relação custo/benefício e um incremento assinalável na eficiência, com uma gama de motores já de acordo com a norma de emissões Euro 6 E.

A Canter, um dos modelos mais icónicos no universo das viaturas de trabalho e também um dos que tem uma relação mais fiel com os portugueses e com a indústria nacional, acaba de entrar na sua nona geração, com as primeiras unidades a chegarem agora ao mercado com uma gama alargada e profundamente modernizada, com novidades que vão da estética às motorizações, passando pelas aptidões dinâmicas e de conforto.

A nova geração da Fuso Canter representa um marco importante numa história de sucesso, não apenas a nível global, mas especialmente em Portugal: presença assídua nas estradas e parceiro fiável de muitos negócios nacionais de todas as dimensões, a Canter foi lançada no nosso país em 1972. Na atualidade, a produção europeia é assegurada em exclusivo pela unidade da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) localizada em Tramagal, Abrantes, de onde é exportada para 30 países.

Estética a apelar à variedade

Logo ao primeiro olhar, a diferenciação surge pela nova estética da cabina, com a inclusão da linguagem de design “Black Belt” (cinturão negro). Quer no exterior, quer no interior, foi reforçada toda a perceção de qualidade, ao mesmo tempo que se introduziram melhorias de insonorização e de conforto em andamento. No plano técnico, destacam-se as novas funcionalidades de segurança e a conformidade dos motores 3.0 Diesel com a norma de emissões Euro VI E.

A gama portuguesa da Canter é agora enriquecida com novas distâncias entre eixos e oferece nada menos do que 60 versões, articuladas entre cinco pesos brutos (3.5 toneladas, 6.0 toneladas, 6.5 toneladas, 7.49 toneladas e 8.55 toneladas), seis distâncias entre eixos (2500 mm, 2800 mm, 3400 mm, 3850 mm, 4300 mm e 4750 mm), três tipos de cabine (Standard, Comfort e Dupla), duas opções de transmissão (manual ou automática) e tração 2WD ou 4WD.

No que diz respeito às motorizações, a gama da Canter é composta por blocos de 3.0 litros turbodiesel (de quatro cilindros e injeção direta) com três níveis de potência e binário, cujo bloco é adaptado pela Fuso especificamente para a Canter: na base da oferta está a versão de 130 CV e 350 Nm, seguindo-se uma intermédia de 150 CV e 400 Nm e, no topo, a de 175 CV e 430 Nm.

Respondendo às cada vez mais exigentes normas de emissões da UE, a nova Canter é também mais económica e amiga do ambiente, contando com um sistema de tratamento de gases escape totalmente novo com dupla injeção de ureia, que lhe permite cumprir os requisitos da norma Euro VI E. O depósito de AdBlue, elemento importante neste processo, viu o seu volume aumentar de 12 litros para 16 litros.

A potência é transmitida às rodas traseiras por uma caixa manual de cinco velocidades ou pela caixa DUONIC, já em uso na gama Canter da oitava geração, com base numa caixa manual de seis velocidades com dois discos de embraiagem húmidos hidráulicos e um sistema de controlo eletrónico, tornando a passagem de caixa mais rápida, suave e sem interrupção do fluxo de potência. Esta solução conta com um modo ECO, especialmente útil para reduzir o consumo de combustível, e também com um modo manual para situações em que seja necessária a intervenção do condutor.

Os ângulos de ataque e de saída de 35° e 25°, respetivamente, o diferencial traseiro autoblocante (até 70%) e a largura reduzida, de apenas dois metros, tornam esta versão capaz de superar inclinações de até 60% e de chegar a locais exíguos, inacessíveis a muitos outros veículos.

O pequeno camião

Fiel às suas origens, a Canter consiste num chassis-cabina com o conceito de cabina avançada (‘cab over engine’), conferindo-lhe o aspeto de pequeno camião. A marca iniciou em 2017 um caminho estético que respeita as raízes japonesas da marca, reinterpretando-as segundo a visão conceptual dos veículos do mundo Daimler, grupo que a Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation integra. Deste caminho resultou a linguagem de design “Black Belt”, com uma peça a negro a percorrer toda a largura do veículo, encontrando-se aí o nome da marca. Os novos grupos óticos, mais expressivos, recorrem pela primeira vez a luzes diurnas em LED, podendo receber ainda iluminação Full LED, disponível em opção.

Os para-choques, que revelam maior inspiração no desenho, mantêm o seu aspeto tripartido, com os extremos em plástico negro a envolverem os faróis de nevoeiro. Esta decisão mostra, de resto, o carácter prático da Canter, já que se trata de peças mais simples em caso de reparação.

O grande ângulo de abertura das portas da Canter dá acesso a um interior que melhora na qualidade de construção e na ergonomia, com um tablier curto de linhas simples e limpas. Os bancos confortáveis, desenvolvidos e fornecidos pela alemã Isringhausen, melhoram o conforto, enquanto a posição de condução elevada torna a condução mais segura. O painel de instrumentos é analógico e tem comandos de fácil leitura, com espaços de arrumação dispostos de forma ergonómica.

A alavanca das mudanças surge integrada no tablier, o que traz vantagens ao nível do espaço interior e da funcionalidade. O condutor pode, por exemplo, atravessar a cabine sem qualquer obstáculo, permitindo-lhe sair e entrar da viatura pelo lado direito, útil e seguro quando em situação de trânsito nos grandes centros urbanos.

A largura da cabine da Canter acomoda três pessoas, sendo possível optar pela cabine Standard, com 1,7 m de largura – útil para circular em ruas estreitas – ou cabine larga com 1995 m para mais espaço interior e de caixa, a qual, na versão de Cabine Dupla, consegue acomodar até sete passageiros.

Nesta nova geração, o revestimento do chão da cabine foi melhorado, beneficiando a eficiência térmica do sistema de ventilação do interior e proporcionando uma redução do ruído e vibrações, com vantagens evidentes para o conforto a bordo.

Juntando a isto uma palete de cores de fábrica de com mais de 100 possibilidades, a gama da Canter pauta-se como uma das mais abrangentes do mercado, multiplicando as possibilidades de utilização do chassis.

Edição especial para Portugal

Na ótica da celebração dos 50 anos da comercialização da Canter em Portugal, a Fuso Portugal decidiu desenvolver localmente uma edição especial, que estará disponível logo no lançamento e em quantidade limitada. Esta edição comemorativa estará disponível em todas as versões da gama e é caracterizada pela pintura ‘Silver Grey’, pelos logótipos específicos e pelos bancos em napa preta com logo bordado, dando o toque extra de exclusividade.