GFG Style: Um elétrico retro-futurista para Genebra

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

O Salão de Genebra irá assistir à revelação de um novo protótipo de uma berlina elétrica desenvolvida em parceria entre a GFG Style e a companhia chinesa Envision.

Embora a denominação GFG Style possa ser desconhecida para a grande maioria das pessoas, o caso poderá mudar de figura se se disser que foi criada por Giorgetto Giugiaro, um dos mais reputados designers da história do automóvel com muitas criações icónicas no seu currículo.

O Sibylla assume-se como uma berlina elétrica com visual agressivo em formato de coupé com uma grande superfície vidrada a servir de tejadilho que se destaca como um dos elementos marcantes do desenho criado por Giorgetto e Fabrizio Giugiaro, os dois CEO da companhia italiana. Com efeito, fazendo uma ligação evocativa entre os automóveis do passado e os do presente, a GFG Style apresenta o Sibylla como uma homenagem aos veículos dos anos 1960 desenhados pelo mais experiente dos membros do ‘clã’ Giugiaro.

Graças ao elemento superior em vidro, não existe neste concept a necessidade de contar com um pilar A, o que consegue melhorar a visibilidade geral, além de ser foto-sensitivo, o que permite o seu escurecimento em casos de luminosidade solar extrema, por exemplo.

Para movimentar este modelo (embora o facto de ser um concept deva impedi-lo), a GFG Style e a Envision, uma companhia tecnológica chinesa, recorreram a quatro motores elétricos, não havendo dados de potência ou capacidade da bateria. Num dado importante, o Sibylla pode tornar-se também uma plataforma de gestão energética, através da plataforma EnOS da Envision, que lhe permite armazenar energia elétrica para consumo por uma pequena família.

“Um carro (por exemplo, com uma bateria de 75 kWh) armazena tanta eletricidade como aquela que é consumida, em média, por uma habitação europeia numa semana e pode ser tanto flexível ao nível do consumo como em termos de fonte [energética]. Com a EnOS, o carro não só se liga a uma rede de 100 GW de bens renováveis, como também comunica e partilha energia com outros veículos, casas e edifícios, permitindo uma utilização flexível e inteligente do sistema energético do futuro”, refere a empresa em comunicado, salvaguardando que “isto torna a eletricidade limpa, segura e acessível para milhões de utilizadores de veículos elétricos”.

No interior, o Sibylla tem quatro lugares em configuração 2+2 que se podem reclinar e deslizar, ao passo que no lugar do condutor, este tem à disposição um painel de instrumentos avançado. A conectividade também está presente em grande força.

“Em celebração do 80º aniversário do meu pai, desenhámos um carro que combina o conforto de um SUV com a elegância de uma berlina de luxo e a dinâmica de um desportivo. Tem uma forma belíssima, inspirada pela eficiência sem falhas que a plataforma Envision EnOS permite”, refere Fabrizio Giugiaro, CEO da GFG Style.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.