A cidade de Paris está a estudar novas formas de melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos e uma das medidas que poderá vir a ser posta em prática é a de limitar a circulação dos veículos de duas rodas (motos e scooters) com motores térmicos na malha urbana. O objetivo é reduzir o barulho.

Num site criado para consulta pública de propostas da autarquia – mas que também podia receber propostas de cidadãos –, a proposta para a limitação de circulação de veículos de duas rodas com motor de combustão foi uma das mais participadas.

Com 1256 votos (o total dos votos naquele site, no somatório das 142 propostas submetidas a avaliação foi de 26.750), esta proposta lançada por um utilizador apela à interdição das motos e scooters com motor térmico, com 944 outros utilizadores a darem um aval positivo contra 307 contra.

Escrevendo que “uma moto/scooter pode acordar mais de 10.000 parisienses durante a noite”, esta proposta será, tal como todas as outras, debatidas depois pelo Conselho de Paris na primavera de 2022, procurando assim tomar novas decisões para melhorar o ambiente.

A cidade de Paris conta já com radares relacionados com o ruído, procurando identificar os veículos mais barulhentos que não estejam de acordo com a regulamentação legal.