Procurando a melhoria da performance das fábricas de motores e de caixas de velocidades, por forma a responder às necessidades dos futuros modelos Opel/Vauxhall, desenvolvidos com base em plataformas do Grupo PSA, a companhia gaulesa está a investir na preparação das instalações industriais para a evolução do ‘mix‘ de motores de combustão interna (sobretudo com a ascensão da gasolina), ao mesmo tempo lançando as bases para o incremento da eletrificação.
Com o objetivo de acelerar o seu desenvolvimento e aumentar a sua competitividade no Velho Continente, a PSA irá assim agir em dois eixos de forma a incrementar a agilidade da sua base industrial, aproximando o mais possível a produção de componentes das fábricas de automóveis e adaptar a sua produção de acordo com as expectativas dos clientes, tendo em conta as evoluções tecnológicas e energéticas.
Estas evoluções constituem, também, uma oportunidade para ajustar a capacidade de produção de motores do Grupo, à medida que os modelos Opel/Vauxhall passam a ser fabricados sobre plataformas do Groupe PSA e equipados com grupos propulsores e tecnologias do Grupo.
Na segunda vertente, serão aumentados a partir de 2019 os volumes de produção de caixas de velocidades, graças a uma parceria estratégica assinada com a AISIN AW, para a produção sob licença de caixas de velocidades automáticas em Valenciennes (França), que atingirá todo o seu potencial em 2020. Até ao presente, este componente tem sido produzido no Japão e na China. O Grupo irá, também, investir no aumento da produção das caixas de velocidades manuais “ML” em Metz-Borny (França) e “MB6” em Aspern (Áustria), equipamentos destinados, principalmente, aos seus modelos topo de gama e a veículos comerciais, bem como para satisfazer a crescente procura originada pela produção de modelos Opel/Vauxhall.
Por fim, a fábrica de Trémery (França) será preparada para a produção de motores elétricos a partir de 2019, em antecipação à esperada aceleração de produção agendada para 2021, graças à joint-venture assinada com a Nidec.
Tendo adquirido a Opel no ano passado, este plano de reorganização fabril deixa de fora indicações quanto aos locais de produção germânicos, não se sabendo ainda se existirão mudanças a este respeito.