Publicidade Continue a leitura a seguir

Hispano Suiza e estudantes de design imaginam o desportivo do centenário

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Hispano Suiza e os estudantes do Instituto Europeo di Design (IED) de Turim, Itália, idealizaram aquela que é a visão dos desportivos para o futuro, coincidindo com a comemoração do 120º aniversário da marca, que será celebrado em 2024.

Os alunos do terceiro ano do curso de Design de Transportes do IED levaram a cabo mais uma reinterpretação estilística para os automóveis do futuro, inspirando-se no Hispano Suiza Alfonso XIII e adaptando-o ao futuro próximo.

Aquele modelo, também conhecido por T45, foi desenhado por Marc Birkigt e produzido entre 1911 e 1914, sendo considerado um dos primeiros desportivos da história do automóvel. O nome do monarca espanhol deriva do facto de ter sido pedido pelo rei Afonso XIII de Espanha, conhecido pela sua paixão pelos automóveis e que pediu um veículo ágil e elegante. Com apenas dois lugares, este Hispano Suiza contava com um motor de quatro cilindros em linha e uma potência de 60 CV transmitida ao eixo traseiro, conseguindo atingir já uma velocidade máxima de 120 km/h.

Na reinterpretação moderna do T45, os estudantes foram convidados a conceber uma imagem moderna para o exterior e para o interior, utilizando a tecnologia atualmente existente, mas também com uma boa dose de imaginação.

O projeto foi seguido de perto pelo Diretor de Design da Hispano Suiza, Francesc Arenas, que ajudou no aconselhamento aos estudantes, auxiliando ainda com a sua experiência na área do design automóvel.

“Estou extremamente orgulhoso por colaborar com o IED de Turim e de poder oferecer as ferramentas necessárias aos estudantes para que possam deixar a sua imaginação voar. A inovação e a paixão pelo design são elementos-chave na história, presente e futuro da Hispano Suiza”, afirmou Arenas.

Os estudantes submeteram diversas propostas, com identidades bastante distintas entre si, cada uma com uma visão específica do Alfonso XIII.