A Hyundai restaurou cuidadosamente um dos seus automóveis históricos de maior importância, o Pony Coupe Concept, desenhado originalmente em parceria com a Giugiaro, com o resultado final a ser apresentado agora no Lago Como, em Itália.

Foi quase há 50 anos que a o Pony Coupe Concept fez a sua estreia, no Salão de Turim, com a marca sul-coreana a pegar nessa mesma unidade para a restaurar e apresentá-lo no primeiro evento Hyundai Reunion, uma plataforma dedicada à herança da companhia que reflete sobre o seu passado, mas também no caminho para o futuro.

Neste evento estiveram presentes Giorgetto Giugiaro e o seu filho Fabrizio Giugiaro, também um designer com larga experiência, sinalizando dessa forma o envolvimento do estúdio de design GFG Style, criado por ambos. O modelo revelado então pela Hyundai chamou a atenção para a marca noutros mercados que não o sul-coreano, como explicou o Presidente Executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung.

“Apesar do ambiente empresarial pobre na década de 1970, o meu avó e o Presidente fundador da Hyundai, Ju-young Chung, empenharam a sua alma e coração na reconstrução da economia da Coreia e na melhoria da vida das pessoas após a devastadora Guerra da Coreia”, refere Euisun Chung.

“Ele concretizou, por fim, a sua visão de tornar a Coreia num país capaz de desenvolver os seus próprios veículos com perfeição. Expresso a minha sincera gratidão a todos de Itália e da Coreia que desempenharam um papel crítico no sucesso do Pony”, complementou.

Este protótipo, com linhas exteriores quase geométricas e inspiradas num origami, tejadilho baixo, superfícies sem adornos e pilar B característico, preconizava a imagem de um desportivo mais radical, enquanto o interior minimalista apresentava um foco no condutor, não faltando também um volante de braço único e bancos de estilo ‘bacquet’ com duas cores e aspeto futurista. Pelo menos, era o que se julgava na época.

O concept tinha pouco mais de quatro metros de comprimento (4080 mm) e apenas 1210 mm de altura, sendo por isso bastante baixo, com uma distância entre eixos de apenas 2340 mm. A configuração de motor dianteiro e tração traseira era um passo importante para a época, com o modelo a fazer uso de um motor 1.2 de quatro cilindros em linha com 82 CV às 6000 rpm.

Apesar da espetacularidade e da boa receção, o Pony Coupe Concept nunca chegou à produção, devido à situação económica do país e às dificuldades inerentes à produção. No entanto, a Hyundai nunca esqueceu o poderio visual do seu protótipo, servindo de inspiração para o N Vision 74 a hidrogénio, considerado como um laboratório desenvolvimento.

Falando naquela data, Giugiaro dizia que a abordagem da Hyundai “era para começar o desenho completo de um modelo, sem muita experiência. Estava cético à partida, porque não conhecia a Hyundai Motor naquela altura. Ficámos todos impressionados com a paixão e empenho dos engenheiros da Hyundai. Eram precisos, curiosos, abertos e extremamente interessados em aprender”.

Já no presente, observando o renascido Pony Coupe Concept, o Vice-Presidente Executivo de Design da Hyundai, SangYup Lee, afirmou que este modelo “reflete a gratidão e dedicação da companhia para com os espíritos desafiadores que a Hyundai Motor tinha em 1974. O renascimento do Pony Coupe Concept é um marco significativo na história da Hyundai Motor porque representa não só os nossos primórdios, mas também o nosso empenho para com o futuro com os nossos novos sonhos”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.