Publicidade Continue a leitura a seguir

Inquérito revela que condutores sentiram dificuldades no regresso à estrada

Publicidade Continue a leitura a seguir

Após um longo período de confinamento, durante o qual muitas das pessoas que habitualmente utilizam o carro se mantiveram longe das estradas, o momento do regresso pode trazer uma série acrescida de erros. Essa foi uma das conclusões de um estudo levado a cabo pela Hyundai no Reino Unido, segundo o qual um quinto dos condutores tiveram dificuldades no regresso às estradas.

Munindo-se dos dados fornecidos pelos centros de inspeção britânicos, chega-se à conclusão que a média que cada carro percorre anualmente no Reino Unido é superior a 11 mil quilómetros, o que se traduz numa média de 938 quilómetros por mês. Porém, um inquérito a 2000 condutores revelou que nos últimos 28 dias a média de quilómetros conduzidos foi de apenas 144 quilómetros, com 30% a percorrerem 40 quilómetros ou menos.

Face a isso, 18% admitem ter sentido dificuldades para voltar a conduzir, com muitos deles a apontarem falhas mais comuns como deixar o motor ir abaixo (28%), riscos nas jantes (21%) ou negligência na utilização dos indicadores de mudança de direção (21%). Noutro indicador curioso, cerca de metade dos motoristas ouvidos (48%) revelou preocupação com a eventual redução da qualidade de condução, temendo que a mesma seja pior agora que as restrições vão sendo levantadas.

Dos inquiridos, 44% pensam que os utilizadores da estrada têm conduzido mais depressa durante o confinamento, dando razão às autoridades policiais, que apontaram para uma maior quantidade de condutores apanhados em excesso de velocidade durante o confinamento.

Alarmante ainda o facto de 18% dos inquiridos terem revelado que iam tendo acidentes com ciclistas quando conduziam no confinamento. A este respeito, quatro em cada dez inquiridos (44%) admitem preocupação com o aumento do número de ciclistas na estrada

Eis os dez erros mais comuns apontados pelos condutores no regresso à estrada após o período de confinamento: deixar o motor ir abaixo, ter dificuldades no estacionamento em paralelo, esquecimento na utilização dos piscas, jantes raspadas nas jantes, pensar no que cada pedal faz, não prestar atenção aos espelhos retrovisores, esquecimento no lado do bocal de enchimento ou carregamento, esquecimento em ligar a ignição, não fechar a porta adequadamente ou não usar o cinto de segurança.