A Jaguar Land Rover formalizou uma parceria estratégica plurianual com a NVIDIA, líder em inteligência artificial (IA) e soluções informáticas, para desenvolver em conjunto e disponibilizar aos seus clientes sistemas de condução automática da nova geração, bem como novos serviços e experiências baseados na inteligência artificial.

A partir de 2025, todos os veículos novos da Jaguar Land Rover serão baseados na plataforma definida por software NVIDIA Drive para disponibilizar uma variedade abrangente de sistemas de segurança, condução e estacionamento automáticos e assistência ao condutor. O veículo irá incorporar funções internas de inteligência artificial, como os controlos do condutor e dos passageiros, em complemento a uma visualização avançada do ambiente exterior.

Esta solução integral baseia-se no NVIDIA Drive Hyperion, que incorpora computadores de veículo autónomo centralizado Drive Orin, o software Drive AV e Drive IX, sistemas de segurança e interligação e diferentes sensores periféricos. O Drive Orin funciona como o cérebro de inteligência artificial do veículo e controla o sistema operativo da Jaguar Land Rover, enquanto o Drive Hyperion adota a função de sistema nervoso central.

Em complemento, a Jaguar Land Rover irá tirar partido das soluções do seu próprio centro de dados de desenvolvimento com o NVIDIA DGX para ir melhorando os modelos de inteligência artificial e o software Drive Sim incorporado no NVIDIA Omniverse para disponibilizar uma simulação de grande precisão em tempo real. As funções definidas por software da Jaguar Land Rover e a sua arquitetura de validação e verificação integral irão permitir a utilização de serviços inovadores de condução automática e assistida ao longo de toda a vida do veículo graças às diferentes atualizações de software sem fios.

Para Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover, a parceria com a NVIDIA será essencial para materializar a estratégia ‘Reimagine’ e definir novos padrões de qualidade, tecnologia e sustentabilidade para as marcas daquele grupo. “A Jaguar Land Rover irá produzir um dos veículos de luxo mais cobiçados do mundo, com serviços para os clientes mais exigentes. A nossa parceria estratégica a longo prazo com a NVIDIA irá abrir a porta a um mundo de possibilidades para os nossos veículos futuros, à medida que a empresa continua a sua transformação numa poderosa referência digital a nível mundial”, afirmou.

Por seu turbo, Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, afirmou que “os veículos da nova geração irão transformar o setor automóvel num dos setores tecnológicos maiores e mais avançados. As frotas de veículos programáveis e definidas por software irão disponibilizar novas funcionalidades e serviços durante a vida de cada veículo. É para nós um prazer colaborar com a Jaguar Land Rover para reinventar o futuro do transporte e criar os veículos mais avançados”.