O Defender clássico está de regresso pelas mãos da Land Rover, que criou uma versão limitada com um potente motor V8 a gasolina de 405 CV para homenagear a sua participação nas expedições de todo-o-terreno mais duras do mundo no passado.

A divisão de modelos clássicos Land Rover Classic desenvolveu uma nova série limitada para expedições e aventuras fora da estrada, denominada Defender Works V8 Trophy, que irá participar também numa competição exclusiva no Castelo de Eastnor, em 2021. Os seus principais atributos são o motor V8 de 5.0 litros a gasolina com 405 CV de potência e 515 Nm de binário, associado a uma caixa automática ZF de oito velocidades. Além disso, há ainda melhorias na suspensão, direção e travões, a par de uma gama completa de melhorias adicionais para otimizar as suas prestações em condições todo-o-terreno.

As 25 unidades do Defender Works V8 Trophy com carroçaria 90 ou 110 Station Wagon irão incorporar um acabamento exclusivo em Eastnor Yellow com jantes em aço de 16 polegadas na mesma cor. O tom Narvik Black contrastante será aplicado nas abas dos guarda-lamas, capot e tampa da bagageira. Este veículo especializado irá também incorporar faróis em LED, grelha dianteira Heritage, o logótipo exclusivo Land Rover Trophy e a informação de participação no evento de cada proprietário.

O kit todo-o-terreno adicional inclui um guincho dianteiro, rollbar externo, porta-bagagens de tejadilho, proteções inferiores, barra de proteção dianteira, entrada de ar elevada, refletores LED e pneus especiais para lama.

No interior, o inconfundível 4×4 encontra-se integralmente revestido em couro Windsor e incorpora bancos desportivos Recaro, costuras contrastantes amarelas e um relógio Land Rover Trophy especificamente desenhado por Elliot Brown. É também incorporado o próprio sistema de informação e entretenimento da Land Rover Classic com navegação integrada e conectividade com dispositivos móveis.

Quando as condições da pandemia assim permitirem, os novos proprietários do Defender Works V8 Trophy serão convidados a competir numa aventura exclusiva de três dias no Castelo de Eastnor (Herefordshire, Reino Unido), o simbólico cenário de desenvolvimento, testes e formação todo-o-terreno da Land Rover. Será a primeira vez que se irão sentar aos comandos dos seus veículos.

“O Land Rover Defender sempre foi mais do que um veículo. É célebre por conseguir superar qualquer obstáculo graças à sua capacidade de engenharia, e compatibilidade para expedições e competições todo-o-terreno. O novo Land Rover Trophy irá voltar a disponibilizar tudo isto a outra geração de aventureiros”, afirmou Dan Pink, diretor da Jaguar Land Rover Classic. “Temos esperança que se realize este evento memorável e emocionante pleno de camaradagem, e que a lenda do Land Rover Trophy continue durante muitos anos. Um momento chave da aventura será quando contemplarmos o perfil destes veículos, instantaneamente reconhecidos como modelos Land Rover, enquanto sobem as colinas de Eastnor”, acrescentou.

No primeiro encontro com o seu Defender Works V8 Trophy, os clientes e os seus copilotos irão realizar as marcas inaugurais no veículo ao adicionar os seus nomes e a bandeira do seu país. De seguida, irão enfrentar vários desafios inspirados em competições famosas e aventuras internacionais que irão incluir mais de sete décadas de produção da Land Rover.

a carregar vídeo

As caras familiares do legado aventureiro da Land Rover protagonizam o vídeo de lançamento do Defender Works V8 Trophy, incluindo a embaixadora da Land Rover e piloto de competição e acrobacias Jessica Hawkins, além de participantes do Camel Trophy como Bob Ives, vencedor da edição de 1989. Alguns destes especialistas estarão também disponíveis no evento Land Rover Trophy para partilhar os seus conhecimentos e experiências.

As duas versões do Defender Works V8 Trophy com distância entre eixos de 90 e 110 polegadas poderão ser encomendadas diretamente à Land Rover Classic com preços desde 195.000£, cerca de 222.700 euros em conversão atual (versão 90 no Reino Unido). O Defender Works V8 Trophy encontra-se disponível no Reino Unido, Europa, Médio Oriente, África e Oceânia através de importação pessoal sujeita às normas de importação de conversões de veículos.

Características técnicas

Motor V8 atmosférico a gasolina (EU5), 4999 cc
Potência 405 CV às 6000 rpm
Binário 515 Nm às 5000 rpm
Caixa de Velocidades Automática de 8 velocidades, tração integral, caixa de transferência de duas velocidades, diferenciais dianteiro e traseiro de elevada resistência, diferencial central com distribuição do binário
Suspensão dianteira de eixo rígido, molas helicoidais, amortecedores telescópicos. Barra Panhard e eixos radiais. Barra estabilizadora
Suspensão traseira de eixo rígido, molas helicoidais, amortecedores telescópicos. Triângulo de suspensão e tirante. Barra estabilizadora.
Jantes em aço de elevada resistência de 16 polegadas, pneus especiais para lama 235/85 R16

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.