M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Andar de automóvel no meio do mato não é barato. Ou compra um veículo todo-o-terreno, ou arranja um amigo que tenha um. Se quiser juntar um grupo de amigos que queira visitar os lugares mais recônditos das florestas e montanhas de Portugal, é preciso juntar muitos TT. Agora, esse problema está resolvido, graças ao Torsus Praetorian, o primeiro autocarro todo-o-terreno do mundo, que pode fazer excursões sozinho quando antes era preciso um grupo expedicionário.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Construído na Ucrânica, o Praetorian é capaz de atravessar montes íngremes, ribeiras profundas e trilhos enlameados, podendo transportar até 35 pessoas e respetiva bagagem pela terra, areia, neve e gelo. A Torsus concebeu o seu autocarro 4×4 para ser versátil, podendo tanto ser utilizado em lazer como em trabalho, convertido para uso pessoal, ou usar apenas o chassis e a cabina para o preparar como veículo de emergência ou de transporte de carga.

A sua distância entre eixos de 4,2 metros e altura ao solo de 39 cm oferece-lhe um ângulo de ataque de 32 graus e de saída de 26 graus (para comparação, o Range Rover tem 34,7 e 29,6 graus, respetivamente) e uma capacidade de vau de 70 cm (o Range Rover tem 90). Com um peso bruto de 13,5 toneladas, pode transportar um grande grupo de pessoas ou uma quantidade considerável de carga até aos lugares mais recônditos.

O Torsus Praetorian usa um motor MAN de seis cilindros e 6,9 litros, que debita 240 cv, com um binário de 925 Nm disponível desde baixa rotação. A caixa automática transfere esta potência para as quatro rodas, usando ainda uma caixa de redutoras para atravessar obstáculos a baixa velocidade. Dentro do autocarro 4×4, os 35 passageiros podem contar com ar condicionado, leitor de DVD, bancos ajustáveis, extintores e vidros reforçados para resistirem a objetos arremessados.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.