M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Existem pessoas que não gostam nada de viajar de automóvel. Especialmente se não estiverem ao volante. Cada estradinha que tenha uma curva seguida de contracurva deixa o estômago às voltas. É quase embaraçoso. Mas não é motivo para ficar envergonhado, cerca de 30 milhões de pessoas em toda a Europa sofrem de enjoos em viagens de automóvel, e finalmente a Citroën encontrou uma solução para o problema.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Citroën criou óculos chamados… Seetroën, com os quais pretende acabar com o efeito da cinetose, o nome clínico dos enjoos em viagem. A marca francesa baseou-se numa solução encontrada para ajudar marinheiros a acabar com os enjoos causados pelo movimento das ondas. Os óculos Seetroën são construídos por uma startup, a Boarding Ring, e usam um líquido móvel em anéis à volta dos olhos, para criar uma linha do horizonte para resolver o conflito entre a perceção sensória e o movimento do veículo.

Para acabar com a sensação de enjoo, basta colocar os óculos na cabeça, e após cerca de 10 minutos deverão ajudar o corpo a ajustar-se ao movimento percebido pelo ouvido interno (onde está localizado o líquido que controla o sentido de equilíbrio), enquanto os olhos estão concentrados num objeto imóvel, como um livro. Depois disso, pode retirar os óculos. Estes apenas devem ser usados por adolescentes e adultos, mas não estão graduados e podem ser compartilhados com outras pessoas. Estão à venda no site de lifestyle da Citroën por 99 euros.