M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Desde 2014 que um autocarro circula pelas cidades dos Estados Unidos, para ensinar o servir o melhor café do mundo. O autocarro, batizado Flexbus, pertence à franchise de snack-bars e cafés Allegro Coffee, foi equipado com uma máquina para fazer cafés espresso, e está pronto para receber clientes dispostos a experimentar uma chávena de café que promete ser melhor que qualquer outra nas redondezas. Mas no dia seguinte, esse autocarro poderá já não estar no mesmo sítio, tendo iniciado a viagem para outra cidade, que ainda não teve oportunidade de provar o melhor café do mundo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para fazer o Flexbus, a Alegro Coffee pediu ajuda à Timeless Travel Trailers, que também construiu a “rulote da vodka”. A carroçaria vem de um autocarro FLXible de 1951, montada sobre o chassis ampliado de um camião Freightliner de 2013. Com o metro extra de comprimento, foi possível instalar o gerador elétrico que fornece energia à máquina de café, frigorífico, iluminação e som ambiente. O balcão e gavetas são metálicos, os frigoríficos estão montados debaixo do balcão, enquanto o mobiliário interior e o balcão exterior, feitos de madeira, foram reciclados de outro estabelecimento comercial. O autocarro foi desenhado para estarem duas pessoas a trabalhar ao mesmo tempo, e o balcão exterior permite-lhe beber o café ao ar livre, sem precisar de procurar um lugar para se sentar.

A Allegro Coffee está a tentar fazer o melhor café do mundo desde 1977, quando abriu a sua primeira casa no Colorado. Nos anos 90, a empresa expandiu para ocupar o território nacional dos Estados Unidos, através de uma parceria com a cadeia de supermercados Whole Foods. O autocarro surgiu como oportunidade para mostrar a sua marca em várias cidades, mas também tem outro aspeto prático, pois ensina aos seus empregados na Whole Foods tudo o que precisa de saber para servir o melhor café do mundo.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.