M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O Segway é algo que permite deslocar-se com alguma rapidez sem se cansar muito, mas ninguém vai pensar nesta máquina como emocionante. Mas há quem queira aproveitar o potencial do motor elétrico deste transporte pessoal para ter alguma diversão. É por isso que a Ninebot, que comprou a Segway em 2015, resolveu criar um kit que transforma o Segway miniPRO num kart elétrico.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Aproveitando a potência dos dois motores elétricos do miniPRO, o kart da Ninebot é capaz de atingir os 20 km/h em apenas dois segundos, tornando-se o kart com o arranque mais rápido do mundo, batendo até o arranque do Porsche Boxster, pelo menos até este passar a velocidade. A conversão é fácil e demora poucos minutos. Os dois motores elétricos de 800 watts (equivalente a 1,1 cv) têm força suficiente para fazer drift com o kart, graças a um travão de mão montado do lado direito. Este também permite parar o kart em segurança, em caso de emergência.

O comprimento é ajustável, para poder acomodar pessoas entre 130 e 190 cm, com um peso máximo de 100 kg. Como não é muito potente, também é seguro para crianças, e pode circular até fora de um kartódromo. A velocidade máxima é regulável, graças a três modos de condução à escolha, Novice (8 km/h), Standard (18 km/h) e Sport (24 km/h). A autonomia oscila entre 13 e 20 km, conforme o tipo de condução escolhido.

O kart da Ninebot foi financiado em crowdfunding através de uma campanha Indiegogo, ultrapassando os 585 mil dólares (503 mil euros), quando o objetivo era atingir apenas 20 mil (17 mil euros). Quando chegar às lojas, o preço vai começar nos 799 dólares (688 euros) para as peças que transformam o Segway num kart, ou 1450 dólares (1248 euros) pelo conjunto completo.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.