M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os entusiastas dos passeios de bicicleta procuram maximizar a sua experiência em viagem, e cada vez mais contam com caminhos feitos especificamente para poderem circular em segurança, durante a maior distância possível. Nessas viagens, os ciclistas têm a oportunidade de encontrar locais e paisagens que lhes passariam completamente ao lado se viajassem de automóvel. E agora surgiu uma nova oportunidade para uma experiência, com um caminho para bicicletas que lhe deixa pedalar diretamente por cima da água.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Já abriu o primeiro troço da Ciclopista del Garda, que está a ser construída, troço a troço, sobre e em redor do lago Garda, localizado no norte de Itália, entre Brescia, Verona e Trento. Este caminho para bicicletas, que vai ser conhecido internacionalmente como Garda by Bike, tem 2,5 metros de largura, uma superfície de madeira e uma estrutura metálica, que vai permitir a todos os visitantes passearem 50 metros diretamente acima da linha de água. Para montar os primeiros dois quilómetros de pista, foi preciso usar arreios, cabos e até helicópteros para poder montar a estrutura na encosta dos montes que ladeiam o lago.

A Ciclopista ainda só tem dois quilómetros, mas vai ser completada a pouco e pouco até atingir o seu perímetro total, de 140 quilómetros. Também vai ter iluminação noturna, para poder ser utilizada a qualquer hora do dia, e para os ciclistas poderem partilhar o espaço com peões. Também vai servir como eixo de ligação entre dois outros grandes caminhos para bicicletas, a Ciclovia del Sole (que atravessa o país de norte a sul, num total de 2000 km, e também providencia uma ligação para a Sardenha), e a Ciclovia VenTo (cujos 680 km vão ser feitos em paralelo ao rio Pó, entre Veneza e Turim), que ainda está em construção.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.