Fruto da ligação da Toyota Motor Corporation (TMC) aos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, a Toyota Caetano Portugal e o Comité Olímpico de Portugal (COP) assinaram um protocolo de parceria em solo luso, o que vai permitir às duas partes cooperarem na área da mobilidade através da cedência de veículos.

Com este acordo, a Toyota Caetano Portugal procura contribuir para melhorar as condições de preparação dos atletas portugueses com vista à sua participação nos Jogos Olímpicos de 2020, quer terão lugar no Japão, terra natal da Toyota.

O anúncio desta parceria entre o representante nacional das marcas Toyota e Lexus e o Comité Olímpico de Portugal surge na senda da parceria mundial entre a Toyota Motor Corporation e o Comité Olímpico internacional (COI), na categoria de mobilidade, a qual inclui a cedência de viaturas e serviços associados. Cabe, depois, aos diversos importadores de cada país estabelecerem os acordos com os respetivos comités olímpicos, o que no caso da TCP ficou formalizado hoje com a assinatura de um protocolo oficial.

A Toyota vai concretizar esta parceria com o Comité Olímpico internacional, com os vários Comités organizadores dos Jogos Olímpicos e com os Comités Olímpicos Nacionais de todo o mundo, disponibilizando soluções de mobilidade sustentável para contribuir para uma maior segurança e eficiência, incluindo sistemas de transporte inteligentes e sistemas de comunicações.

Esta parceria apoia um dos objetivos da Agenda Olímpica 2020, o roteiro estratégico do Movimento Olímpico para o futuro, que tem como principal pilar a sustentabilidade. Através desta parceria, a Toyota, em conjunto com a Lexus, pretende abraçar o espírito dos Jogos Olímpicos, transmitindo-o no dia-a-dia às suas equipas.

Para o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, esta parceria faz eco de uma longa ligação histórica da marca automóvel ao desporto, destacando ainda que existe um espírito de confiança para com a Toyota, nomeadamente através da cedência já de alguns dos veículos.

“Estamos muito satisfeitos com o acordo a que chegámos com a Toyota, porque foi possível incluir no âmbito desse acordo não apenas o COP, mas também as federações desportivas, os atletas e treinadores integrados no Projeto Olímpico e bem assim os ex-atletas olímpicos”, refere este responsável, que na cerimónia de assinatura fez questão de “recordar e honrar a memória dessa grande figura e grande empreendedor que foi Salvador Caetano, que ajudou bastante o movimento desportivo em geral”.

Evocando as suas lembranças do passado “em que via as carrinhas da Toyota de nove lugares que transportavam os atletas e com os autocolantes que diziam ‘A Toyota Apoia o Desporto'”, Constantino destaca também o voto de confiança que a marca lhes deu ao ceder as viaturas e carrinhas de transporte de atletas mesmo antes da assinatura do protocolo.

Note-se que a Toyota Caetano Portugal tem vindo a apoiar iniciativas de âmbito desportivo e de responsabilidade social, em especial através do apoio financeiro para a aquisição de viaturas Toyota Hiace e Toyota Proace, de 9 lugares, por parte de instituições de Solidariedade Social (IPSS) e instituições ligadas ao desporto. Desde 2006, este apoio já representa uma oferta de 110.000€ entregue a mais de 120 instituições.

No desporto, salienta-se ainda o apoio continuo, há mais de 25 anos, ao Clube de Andebol Feminino do Colégio de Gaia, abrangido pela estratégia de responsabilidade social da Toyota Caetano Portugal por ser a modalidade de maior dimensão e envolvimento da comunidade onde a empresa tem sede em Vila Nova de Gaia, tendo sido reconhecido a nivel nacional e internacional com a atribuição de vários prémios e condecorações.