A indústria acelera a eletrificação do automóvel como alternativa aos motores de combustão, mas a comercialização em massa da tecnologia de baterias só acontecerá com a chegada de modelos a preços bem mais competitivos, não faltando empresas empenhados em explorar o conceito do elétrico ‘low-cost’.

A mais recente promessa vem de Espanha, pela mão da Lupa, uma start-up com sede em Barcelona que planeia lançar, em 2023, um novo automóvel elétrico para competir no segmento B, ao lado de propostas como o Peugeot e-208 ou o Renault ZOE.

De acordo com a empresa espanhola, o Lupa E26 foi desenvolvido por uma equipa que inclui antigos funcionários de marcas como Ferrari, Land Rover, McLaren e Nissan, e será apresentado com uma bateria com 42 kWh de capacidade, anunciando autonomia para até 400 quilómetros, já de acordo com o método de homologação WLTP.

A bateria é extraível para facilitar o seu carregamento, mas também para permitir a utilização de um novo automóvel da marca – os preços anunciados para o utilitário começam nos 9.400 euros sem baterias e nos 17.000 euros para a versão ‘tudo incluído’, valores antes de impostos.

O pack de baterias tem garantia de oito anos ou 160.000 quilómetros e a marca oferece a possibilidade de reutilização no fim da vida útil como acumulador doméstico, sendo o custo desta instalação de 2.100 euros.

Um motor, três modos de condução

O motor elétrico do Lupa E26 debitar 117 CV (87 kW) de potência em modo Sport, um dos três programas de condução disponíveis no utilitário espanhol. O modo Normal reduz a potência máxima para 90 CV; no modo City, só 65 CV disponíveis. A velocidade máxima anunciada varia de acordo com o programa selecionado: 150, 130 ou 80 km/h.

O modelo admite carregamentos rápidos, recuperando 80% da carga em apenas 30 minutos, a partir de posto de 100 kW.

Com 4,07 metros em comprimento, 1,78 metros em largura e 1,52 metros de largura, o Lupa só estará disponível com carroçaria de cinco portas, para comercialização exclusivamente na Internet. Em 2024, a gama será ampliada com a chegada de um SUV compacto, com as dimensões aproximadas às do Renault Captur.