Aproveitando a onda de revivalismo que tem vindo a tomar conta da indústria automóvel, a Vanwall voltará à vida com uma edição limitada de carros de continuidade (exemplares que seguem a mesma produção de um veículo históricos), mas prevê também lançar-se na produção de novos automóveis no futuro.

Historicamente, o papel da Vanwall na Fórmula 1 é indelével, com a equipa britânica criada por Tony Vandervell no início da década de 1950 a assumir-se como uma das mais importantes entre as décadas de 1950 e 1960, construindo, em 1958, aquele que foi um dos carros britânicos mais bem-sucedidos da história, com seis triunfos em nove Grandes Prémios, conquistando o título de Construtores no primeiro ano em que foi instituído.

É a esse mesmo carro que o recém-estabelecido Vanwall Group, entidade sucessora da equipa de competição, pretende ‘oferecer’ uma linhagem de continuidade, com seis exemplares idênticos previstos para comemorar o sucesso de 1958 na Fórmula 1, dos quais cinco serão vendidos a particulares e o sexto será mantido para ser o núcleo da equipa histórica da Vanwall.

Todos os carros serão produzidos de forma fiel e com os mesmos parâmetros que os originais, em Lincolnshire, na Inglaterra, mantendo também o motor de 2.5 litros com 270 CV de potência, que será produzido recorrendo aos desenhos originais. Cada modelo histórico terá um custo sem impostos de 1.65 milhões de libras.

Mas, a ambição do Vanwall Group vai um pouco mais longe, estando a analisar como é que esse legado histórico da Vanwall pode ser incutido num automóvel da era moderna, com programas já iniciados para avaliar carros de estrada e de competição.

O mentor deste ressurgimento de mais um nome histórico do automobilismo, à imagem do que sucedeu também com a Brabham, é Iain Sanderson, que adquiriu os direitos da marca em 2013, com este a admitir que “o nome Vanwall é demasiado importante para passar à história”.

“Recrear de forma fiel o carro vencedor do campeonato de 1958 com carros de continuidade 100% precisos e autênticos é um tributo merecido ao seu sucesso histórico. O ADN que fez daqueles carros um sucesso também serve de base de inspiração para o futuro da marca Vanwall, o qual anseio poder partilhar em breve”, afirmou.

Porém, essa mesma continuidade poderá ter como base a era da eletrificação, já que Sanderson, um antigo campeão de barcos de competição, também foi um dos pioneiros nos supercarros elétricos, quando encomendou o Lightning GT em 2008.

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