Com um papel importantíssimo nas vendas globais da Mazda (30% do total da marca em 2019 pertenceu ao SUV médio), o CX-5 renova-se ao nível do equipamento e da motorização, passando a ter uma nova opção 2.0 a gasolina com 165 CV e uma tónica muito orientada para a eficiência – destacando-se pelo sistema de desativação de cilindros.

O CX-5 foi o primeiro modelo da Mazda a embeber o conceito Skyactiv da marca nipónica, que vai muito além de uma ideia de motores, remontando o seu lançamento a 2012. Ao invés, a filosofia Skyactiv abarca todas as áreas de desenvolvimento, desde o chassis aos motores, passando pelas caixas de velocidades e ainda pela redução de peso dos seus componentes. Em 2017, contou com uma ligeira atualização estética e técnica, incluindo um novo sistema de vetorização, o G-Vectoring Control, que proporciona maior dinamismo em curva.

Porém, com as metas de emissões poluentes a apertarem, a Mazda voltou a aprimorar o seu SUV e o CX-5 passa a ter algumas novidades mais direcionadas, sendo a mais importante a chegada de um novo motor 2.0 Skyactiv-G de 165 CV com tecnologia de desativação de cilindros consoante as necessidades de condução, permitindo dessa forma reduzir os consumos e as emissões. Por enquanto, esta tecnologia está apenas disponível com a caixa manual.

Na prática, desde que o acelerador não esteja a ser pressionado ou apenas muito ligeiramente, a unidade de controlo autoriza que dois cilindros sejam desativados, com um mecanismo bastante evoluído que corta a combustão nessas duas câmaras. No limite, caso não exista mesmo necessidade de acelerador, por exemplo, em descidas íngremes, os quatro cilindros podem estar desativados, com o CX-5 a ‘velejar’ pela inércia.

Desde 2012, o Mazda CX-5 já vendeu 2.87 milhões de unidades globalmente.

A desativação dos cilindros 1 e 4, nestas circunstâncias, reduz as perdas por bombeamento e a resistência mecânica. O volume de entrada de ar, as taxas de injeção de combustível e o tempo de ignição são controlados com precisão, para permitir que o motor mude suavemente entre a operação a dois cilindros e quatro cilindros, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Com os já referidos 165 CV de potência e 213 Nm de binário (às 4000 rpm), o motor 2.0 Skyactiv-G tem um consumo homologado de 7,2 l/100 km no CX-5 de caixa manual e jantes de 17″, ou de 7,7 l/100 km com caixa automática. As emissões de CO2 variam dos 163 g/km da versão com caixa manual e jantes de 17″ e os 173 g/km da versão com caixa automática.

A gama de motores do CX-5 de 2020 é completada por um motor a gasolina Skyactiv-G de 2.5 litros com 194 CV, transmissão automática e tração integral, uma unidade Diesel Skyactiv-D de 2.2 litros com 150 CV e opção de transmissão manual ou automática e com tração dianteira, e um bloco Diesel Skyactiv-D de 2.2 litros com 184 CV, tração integral e transmissão automática. Tecnicamente, há algumas diferenças no acerto da direção.

Melhorias a bordo

Embora tenha recebido um grande leque de atualizações no ano passado, o CX-5 beneficia ainda assim de algumas melhorias ligeiras, nomeadamente com a adoção de medidas suplementares nas áreas de NVH (insonorização, vibrações e aspereza) e aumento de tecnologias de segurança i-Activsense.

Quanto ao design exterior, nota apenas para o novo design nos emblemas e nos tipos de letra e para a chegada de uma nova cor, a Polymetal Grey Metallic, que perfaz agora um total de dez cores entre as opções do novo CX-5. Essa nova cor combina camadas debaixo do revestimento com flocos de alumínio brilhantes e pigmentação opaca para dar mais luz às formas artesanais do design Kodo.

No interior, a marca aponta para um ecrã central maior com 8 polegadas, iluminação interior LED e novo desenho da chave. O ecrã central para o Mazda Connect, agora com 8.0 polegadas, permite a apresentação de textos e ícones maiores e mais definidos no sistema de navegação, bem como uma visão ampliada a 360 graus do monitor. Uma nova função de apresentação foi adicionada ao monitor de eficiência de combustível Mazda Connect, permitindo aos condutores verificar, em tempo real, o estado do sistema de desativação dos cilindros. As versões com caixa automática passam ainda a dispor de patilhas atrás do volante para a mudança de cada velocidade.

Por outro lado, para melhorar o desempenho off-road do CX-5, a Mazda adicionou o sistema Off-road Traction Assist nas versões de tração integral, integrando o funcionamento dos sistemas AWD e TCS para eliminar a patinagem dos pneus quando as rodas perdem aderência e distribuir o quantidade correta de binário para os pneus com aderência, maximizando, assim, o desempenho de tração do veículo.

O Sistema Off-road Traction Assist também funciona em conjunto com o Hill Launch Assist (HLA) para ajudar a evitar que o veículo deslize para trás em subidas com superfícies escorregadias.

Segurança reforçada

Ao nível da segurança, destaque para a versão atualizada do Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), que incorpora, pela primeira vez, a deteção noturna de peões.
O Advanced SCBS utiliza uma câmara dianteira para detetar veículos e peões, ajudando, assim, a evitar colisões ou mitigar danos em caso de colisão. O sistema consegue detetar veículos a velocidades entre os 4 e os 80 km/h e detetar peões entre os 10 e os 80 km/h. Este melhoramento do sistema adiciona a capacidade de deteção de peões à noite e aumenta o leque de condições em que o sistema é eficaz.

A gama de equipamentos foi igualmente enriquecida, com dois níveis de equipamento base (Evolve e Excellence) e uma edição especial (Special Edition), oferecendo logo de base elementos como as jantes em liga leve de 17”, o travão de estacionamento eletrónico, o ar condicionado automático, faróis LED, o Auto Cruise com limitador de velocidade ajustável, o Smart City Brake Support dianteiro e o ecrã de 8.0 polegadas.

Preços
Mazda CX-5 2.2 D 150 cv 4X2 Evolve – 41.521€
Mazda CX-5 2.2 D 150 cv 4X2 Evolve Navi – 41.921€
Mazda CX-5-2,0-G 165 cv 4X2 Evolve – 32.910€
Mazda CX-5-2,0-G 165 cv 4X2 Evolve Navi – 33.310€
Mazda CX-5 2.2 D 150 cv 4X2 Excellence Navi – 43.793€
Mazda CX-5 2.2 D 150 cv 4X2 Excellence Pack Leather Navi – 46.293€
Mazda CX-5 2.2 D 150 cv 4X2 Excellence Pack Leather Navi AT – 55.343€
Mazda CX-5-2,0-G 165 cv 4X2 Excellence Pack leather Navi – 38.088€
Mazda CX-5-2,0-G 165 cv 4X2 Excellence Pack leather Navi AT – 41.105€
Mazda CX-5-2,0-G 165 cv 4X2 Excellence Navi – 35.588€
Mazda CX-5 2.2 D 150 cv 4X2 Special Edition Navi – 47.418€
Mazda CX-5 2.2 D 150 cv 4X2 Special Edition Navi AT – 56.468€
Mazda CX-5 2.2 D 184 cv 4X4 Special Edition Navi AT – 62.176€
Mazda CX-5-2,0-G 165 cv 4X2 Special Edition Navi – 39.213€
Mazda CX-5-2,0-G 165 cv 4X2 Special Edition Navi AT – 42.230€
Mazda CX-5-2,5-G 194 cv 4X4 Special Edition Navi AT – 49.251€

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