A introdução do sistema de segurança ‘halo’ nos monolugares de Fórmula 1 provocou alguma desconfiança entre os adeptos da modalidade, que se mostraram pouco rendidos ao visual ‘chinelo’ dos novos carros para 2018.

No entanto, apesar do desacordo visual entre os entusiastas e até alguns dos pilotos, o ‘halo’ está mesmo presente nos carros deste ano e a McLaren está já a capitalizar com o formato pouco ortodoxo desse dispositivo colocado sobre o cockpit.

A equipa de Woking juntou-se, então, a um fabricante de acessórios de moda e calçado, a Gandys para dar o nome – e a imagem – a uns chinelos, naquela a que chamaram ‘Halo Edition’.

Além do estilo e da associação entre as duas empresas, há ainda um elemento solidário em toda esta ação, com 10% das receitas provenientes da venda dos chinelos a reverterem para uma fundação denominada Orphans for Orphans, cuja ação começou por ajudar jovens órfãos no Sri Lanka, em 2014.

A ideia para esta empresa nasceu algum tempo antes, tendo como génese a catástrofe natural que se abateu no sudoeste asiático em dezembro de 2014, quando um tsunami violento causou um rasto de destruição e fatalidades. Entre elas contaram-se os pais dos irmãos Rob e Paul Forkan, dando assim azo à Gandys. As receitas das vendas iniciais dos seus chinelos levaram Rob e Paul a criar uma fundação no Sri Lanka em 2014. Desde então, os campos de auxílio a órfãos têm ganho força e ao segundo espaço no Malawi deverão juntar-se mais locais num futuro próximo.

Agora, fruto da parceria com a McLaren, a Gandys dá mais um passo para a ajuda solidária, criando um chinelo de edição limitada, de tonalidade laranja.