Pela primeira vez nos prémios em questão, um automóvel 100% elétrico foi eleito Carro Frota do Ano pela LeasePlan, numa demonstração de que a eletrificação é cada vez mais um benefício para os clientes empresariais.

Especialista em soluções de ‘car-as-aservice’ e de mobilidade, a LeasePlan revelou os vencedores da 19ª edição do Carro Frota do Ano, prémios que têm como objetivo distinguir os automóveis para frotas que mais se destacaram em 2023. A iniciativa contou com a presença de representantes da LeasePlan Portugal, responsáveis das marcas em concurso e um painel de jurados.

O reconhecimento máximo foi atribuído ao Megane E-Tech 130 CV (96 kWh), que reforça a importância que os elétricos têm ganhado no mercado automóvel em Portugal, com cada vez mais clientes a reconhecerem mais-valias nas soluções de mobilidade sustentável.

Tal como no ano anterior, foram testadas motorizações PHEV, gasolina, Diesel e elétrico, num painel de quatro categorias: “Pequeno Familiar”, “Médio Familiar”, “Utilitário SUV” e “SUV Médio”.

Na categoria “Pequeno familiar”, o vencedor foi o Renault Megane E-Tech 130 CV que competiu com o BMW 116 d Line Luxury 116 CV e com o Mercedes-Benz Classe A 250e 1.3 218 CV.

Na categoria “Médio Familiar”, destaque para vencedor BMW I4 eDrive40 340 CV que se superiorizou aos modelos Mercedes-Benz Classe C STATION 200d 2.0 163 CV e Volvo V60 2.0 T6 AWD TE Essential 2.0 350 CV.

O SEAT Arona 1.0 TSI 110 CV venceu na categoria “Utilitário SUV”, superando os Opel Mokka-e Edition 136 CV e o Peugeot 2008 1.5 BlueHDi 130 CV.

Por fim, o vencedor da categoria de “SUV Médio” coube ao VW ID.4 Pro Performance 204 CV, que se superiorizou à concorrência do CUPRA Formentor 2.0 TDI 150 CV e do Volvo XC40 1.5 T4 PHEV Essential 211 CV.

A entrega do prémio máximo a um automóvel 100% elétrico pela primeira vez é vista por António Oliveira Martins, Diretor de Operações da da LeasePlan em Portugal, como “uma demonstração evidente de que os clientes reconhecem as mais-valias dos veículos elétricos e que já existem modelos capazes de corresponder às suas necessidades do dia-a-dia. Acredito que este é mais um passo importante que damos rumo às zero emissões da Frota LeasePlan e espero que esta seja a primeira de muitas atribuições do prémio Carro Frota a um veículo elétrico”.

A seleção dos modelos para avaliação do Carro Frota, composta por 12 finalistas, foi realizada tendo em conta as vendas, encomendas e entregas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel (ACAP) e o TCO (Total Cost of Ownership), considerando que a LeasePlan gere mais de 10.000 clientes e tem 114 mil veículos sob gestão dos quais 60 mil são em renting de sua propriedade. Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final.

A componente qualitativa foi analisada por um Júri composto por 15 clientes frotistas, empresas nacionais e multinacionais, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica. A avaliação quantitativa engloba a análise das componentes do TCO (Total Cost of Ownership).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.