Dando mais um passo rumo a uma mobilidade sustentada e integrada, a Mercedes-Benz anunciou uma parceria estratégica com chinesa Farasis Energy Co. Ltd, sedeada em Ganzhou, especialista no fabrico de componentes para células de baterias elétricas. Esta parceria inclui a aquisição de uma participação na estrutura acionista.

Esta operação representa mais um passo importante da Mercedes-Benz rumo ao objetivo da neutralidade carbónica traçado pela iniciativa “Ambition2039”, cujos elementos-chave definidos passam pelo desenvolvimento e a industrialização de tecnologias de células extremamente avançadas, acompanhados pelos ambiciosos objetivos dos baixos custos de produção.

A tecnologia utilizada irá consistir principalmente no aumento significativo da autonomia, através dos avanços na densidade de armazenamento de energia, e na redução dos tempos de carregamento. O contrato irá permitir obter uma fonte segura de fornecimento de células de bateria para a estratégia de eletrificação da Mercedes-Benz e, ao mesmo tempo, proporcionar segurança à Farasis para a construção da sua capacidade de produção planeada.

Uma das particularidades deste acordo é que que a Farasis irá construir uma fábrica de células de baterias em Bitterfeld-Wolfen, na Alemanha, de forma a satisfazer a crescente necessidade por parte das fábricas alemãs da Mercedes-Benz no futuro, criando até 2000 novos postos de trabalho.

A Mercedes-Benz aumenta adquire também uma participação acionista de cerca de 3% na Farasis, com a Daimler Daimler Greater China a prever o investimento de vários milhões de euros no âmbito da oferta pública inicial da Farasis (participação acionista ainda sob necessidade de aprovação das autoridades de regulação). Tal irá conceder à Daimler a opção de nomeação de um representante no conselho de supervisão da fabricante de células de baterias. Markus Schäfer, Membro do Conselho de Administração da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG e responsável pela Daimler Group Research e pela Mercedes-Benz Cars COO, deverá assumir o cargo após um período de 12 meses, estando sujeito a aprovação num processo de votação pelas autoridades regulamentares.

Desenvolvimento das células

As células são o coração da bateria e, portanto, é fundamental dominar todo o processo químico envolvido. O claro objetivo de desenvolvimento consiste em aumentar significativamente a autonomia das futuras baterias através do desenvolvimento da densidade de energia, em aperfeiçoar a produção das futuras tecnologias de baterias e, por último, mas não menos importante, em reduzir significativamente os tempos de carregamento.

A maior eficiência das futuras baterias irá aumentar adicionalmente a sustentabilidade dos veículos elétricos. Isto começa com a redução da utilização de materiais importantes e com o fabrico neutro em carbono das células, passando pela maior eficiência durante o funcionamento e terminando na reciclagem e num ciclo fechado de utilização de matérias-primas.

O fabrico local de baterias também é um importante fator de sucesso e um elemento fundamental para a estratégia de eletrificação da empresa para satisfazer de forma flexível e eficiente a procura global por veículos elétricos.

A Mercedes-Benz e a Farasis já tinham chegado a acordo para uma parceria de sustentabilidade no verão de 2019. O primeiro resultado foi a produção de células de baterias com eletricidade gerada a partir de fontes de energia renováveis como a energia hidroelétrica, eólica e a energia solar.

Na celebração do acordo entre ambas as partes, Markus Schäfer, da Administração da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG, e Yu Wang, fundador e CEO da Farasis Energy (Ganzhou) Co., Ltd., posaram juntos, mas sem os tradicionais cumprimentos em rigor pela atual situação de Covid-19.

Por exemplo, a futura geração dos veículos da marca EQ, incluindo a limousine de luxo EQS, será parcialmente equipada com células de bateria neutras em carbono. Na China, a Farasis construiu uma fábrica em Zhenjiang que será neutra em carbono. Atualmente, está prevista a construção de uma fábrica em Bitterfeld-Wolfen, na Alemanha oriental, que será neutra em carbono desde o início. Posteriormente será construída uma fábrica adicional nos Estados Unidos da América.

A acelerar a eletrificação em toda a gama

No âmbito da estratégia “Electric first”, a Mercedes-Benz está a implementar a eletrificação de todas as variantes de modelos e tipos de veículos. Em menos de 20 anos, a nova frota de modelos da Mercedes-Benz será neutra em carbono e, até 2030, a empresa tem o objetivo de assegurar que mais de 50% das vendas dos seus veículos ligeiros de passageiros correspondam a modelos híbridos plug-in e modelos totalmente elétricos.

Até ao final do corrente ano, a Mercedes-Benz pretende ter cinco modelos ligeiros de passageiros totalmente elétricos e 20 variantes híbridas plug-in no mercado. O portfolio de modelos híbridos plug-in inclui variantes de modelos desde o Classe A ao Classe S e do GLA ao GLE, com autonomias elétricas de até 100 kms.

A ofensiva de modelos também continua com veículos puramente elétricos a bateria. Os modelos já disponíveis no mercado são os modelos totalmente elétricos Mercedes-Benz EQC, os três modelos smart EQ, e o EQV 300. Brevemente serão também lançadas as versões puramente elétricas no segmento de modelos compactos, bem como o EQS totalmente elétrico para um luxo sustentável no segmento premium.