A Mitsubishi anunciou que irá congelar o lançamento de novos modelos na Europa, colocando em suspenso o futuro da sua atividade no Velho Continente agora que está integrada na aliança com a Renault e com a Nissan. Não existe, de acordo com a marca, a intenção de abandonar o mercado europeu, mas este cenário parece augurar uma presença cada vez menor neste continente.

Com as vendas a sofrerem um forte impacto, sobretudo com a pandemia de Covid-19, a Mitsubishi anunciou hoje que irá congelar o lançamento de novos modelos na Europa, embora adiante que os atuais modelos continuarão à venda, assim como os serviços de após-venda da marca.

Antevendo a necessidade de reduzir custos, a marca japonesa, que tem como modelos de maior destaque na Europa os Space Star (recentemente atualizado), ASX e Outlander PHEV, a par da L200, adiantou que o lançamento de novos modelos não irá acontecer, refletindo já essa sua posição no mais recente relatório de contas com previsão para o Ano Fiscal de 2020, embora não tenha ainda um valor específico para essas poupanças.

Recorde-se que no âmbito da própria remodelação da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, cada marca deverá ficar votada a um mercado em particular, com esta última a apostar mais nos mercados asiáticos e emergentes.

Isso é também admitido no plano anunciado ‘Small but Beautiful’, algo como ‘pequeno mas belo, concentrando-se nas suas regiões mais importantes e na racionalização de custos. À cabeça, a aposta nos mercados asiáticos, nos quais é mais competitiva em contraponto com os europeus, onde a competitividade é maior e os lucros mais escassos.

No entanto, no seu plano para atingir um crescimento sustentável em três anos, a marca adianta que irá apostar no desenvolvimento das tecnologias híbridas e plug-in híbridas, mas também nas de tração integral, tirando partido também das parcerias com as outras marcas da Aliança.

“Vamos mudar a nossa estratégia de uma expansão global para seleção e concentração. Primeiro, vamos completar as nossas reformas estruturais e fortalecer as nossas áreas competitivas – com o intuito de construir uma estrutura corporativa que pode certamente gerar lucros durante este período de meio-termo”, referiu o CEO da Mitsubishi Motor Corporation, Takao Kato.