A Renault está consciente de que as necessidades de mobilidade se estão a alterar de forma substancial, sobretudo nas grandes cidades cidades, onde a missão principal passa pela redução do trânsito automóvel e da poluição, ganhando espaço de vivência comunitária. Porém, a mobilidade terá sempre de permanecer como um dos núcleos dessa mesma vivência urbana, pelo que a Renault, através da sua divisão de mobilidade Mobilize, revelou duas novas soluções elétricas de baixo custo que pretendem substituir os automóveis particulares na grande parte das utilizações.

Atingir a meta da mobilidade sem poluição nas grandes cidades parece ser o grande objetivo de muitas das autarquias europeias, preparando-se medidas como a limitação de acesso de veículos térmicos aos centros ou mesmo reconversão total de locais de passagem de automóveis em zonas pedonais ou de lazer. Neste equilíbrio, abrem-se espaços para outras soluções, com o Grupo Renault e a sua divisão Mobilize a oferecerem dois tipos de veículos para este efeito.

O primeiro dos veículos altamente eficientes em energia e espaço para assegurar a mobilidade pessoal é o Mobilize Duo, que pode ser considerado como um sucessor do Renault Twizy. Este micro-veículo 100% elétrico foi adaptado para a mobilidade na cidade, oferecendo dois lugares no interior, em tandem, com um estilo interior altamente irreverente que é caracterizado por um toque da cultura ‘pop’. A Renault apelida esse design de ‘Ghetto Blaster’, recuperando um pouco da ideia dos anos 1980 com os rádios que se levavam ao ombro.

Apesar de minimalista, o Duo não deixa de apresentar tecnologia relevante, como o acesso ‘keyless’, suporte para smartphones, porta USB-C, Bluetooth e updates remotos ‘Over the Air’. Na segurança, destaca-se por oferecer airbag e portas de abertura superior, não se intrometendo, por exemplo, em passeios ao abrir.

Este modelo terá duas versões, uma capaz de atingir os 45 km/h e outra até aos 80 km/h., sendo ambas alimentadas por um motor elétrico atrás com tração às rodas posteriores. O Mobilize Duo é também apresentado como um veículo sustentável com recurso a 50% de materiais reciclados e é 95% reciclável. Na sua construção simples, a ideia foi também tornar o Duo fácil de reparar e robusto para uso intensivo, sendo isso particularmente visível no plástico granulado usado nas cavas das rodas, pensado para disfarças riscos. Para reduzir os custos de produção e de reparação, os para-choques dianteiro e traseiro são idênticos.

Para dois ou para um, os Mobilize Duo e Solo prometem responder às novas necessidades de mobilidade nas grandes cidades

O Duo é extremamente compacto, com apenas 2,43 metros de comprimento, 1,30 metros de largura e 1,46 metros de altura, com elevada manobrabilidade em áreas urbanas. O banco do condutor movimenta-se em 20 cm para a frente para permitir um acesso facilitado ao banco posterior, no qual a Renault garante que um passageiro de 1,80 m não terá problemas de conforto. O Duo, apesar de compacto, será também capaz de albergar uma cadeira de rodas dobrada.

Previsto para chegar ao mercado no final de 2023, o Duo será oferecido com serviços de subscrição e serviços adaptados a este modelo, podendo vir a ser disponibilizado para utilização partilhada ou pessoal. O modelo poderá ser conduzido por pessoas sem carta de condução, com idades desde os 14 ou 16 anos (dependendo da legislação de cada mercado), enquanto o Duo capaz de chegar aos 80 km/h exige licença de condução B. Promete uma autonomia de até 140 quilómetros.

Por outro lado, este Duo poderá ser também utilizado pelas empresas para transportes em cidade, graças a uma ligeira alteração de carroçaria. O Mobilize Bento conta apenas com um lugar, sendo a área posterior ocupada por uma caixa de transporte com 700 litros de carga, podendo atingir os 80 km/h.

Contará também com conceitos de subscrição e serviços associados, chegando aos mercados em 2024.

Para os solitários

Por outro lado, quando a ideia é mesmo reduzir a pegada espacial, o Mobilize Solo Concept promete vir a ser o objeto de mobilidade por excelência, substituindo, de certa forma, as trotinetas. A Renault aponta como principal benefício o pouco espaço ocupado em cidade, permitindo que uma pessoa se desloque dentro de uma cidade em total segurança, não faltando um airbag e proteção contra o frio ou chuva. Naturalmente, será também elétrico, com velocidade limitada.

Estas duas soluções, bem como cenários e novas potencialidades na área dos carregamentos, serão expostos no próximo Salão de Paris.

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