Fazendo face aos efeitos da pandemia de Covid-19 e à quebra nas vendas de automóveis a nível global, a Nissan prepara a instituição de uma profunda reestruturação financeira que prevê um corte de cerca de 2.8 mil milhões de dólares em custos fixos, de acordo com a Bloomberg.

Os planos oficiais serão revelados no final deste mês, a 28 de maio, no qual a Nissan, marca que integra a aliança com a Renault e com a Mitsubishi, dará a conhecer a estratégia para conter os efeitos financeiros da doença e das quebras nos mercados, sobretudo naqueles mais relevantes para a companhia nipónica.

Entre as medidas mais importantes estará a extinção da Datsun, marca de baixo custo com que a Nissan procurou ocupar um espaço importante em mercados como os da Ásia ou Rússia, numa tentativa de replicar o sucesso da Dacia, marca ‘low cost’ da Renault. Além disso, também serão cortados custos fixos em áreas como a produção, tendencialmente com o fecho de algumas fábricas, ou do marketing.

Ainda de acordo com a Bloomberg, que cita fontes anónimas da empresa, os planos para a reestruturação financeira ainda não foram confirmadas pela direção, mas serão uma forma de recuperar de uma crise interna que começou ainda antes do afastamento de Carlos Ghosn da liderança da Aliança Renault-Nissan. A quebra nas vendas na Europa e nos Estados Unidos da América deverá também fazer cair alguns modelos da gama de produtos da marca nesses mercados.