Os japoneses viveram na semana passada um momento único, com a passagem de testemunho entre Imperadores. Pela primeira vez em 200 anos, um Imperador abdicou da sua posição, com Akihito a conceder ao seu filho Naruhito esse estatuto naquele que foi o início de uma nova era governativa no país do Sol Nascente – agora, entrou na era imperial Reiwa.
Para assinalar esse momento, a Toyota irá produzir uma versão exclusiva da sua berlina de luxo Century, comercializada no Japão apenas para clientes seletos e que consegue rivalizar com as propostas de ponta de marcas como a Audi, Mercedes-Maybach ou BMW.
Trata-se de uma limusina de luxo com estilo clássico e motorização V8 híbrida capaz de debitar 425 CV de potência, contando com dois motores elétricos. Mas, um dos aspetos que diferencia este Century de todos os outros, tratando-se do carro escolhido pelo Imperador, é o facto de ser descapotável.
Esta será a forma de tornar o Century imperial ainda mais especial, sendo escolhido para o seu dever com o Imperador Naruhito por corresponder positivamente a uma série de atributos: segurança extrema, potência ecológica e imponência relevante.
O veículo apenas estará pronto em outubro (sendo produzido com elevado foco artesanal), a tempo da parada imperial que irá celebrar a ascensão de Naruhito ao cargo máximo do Japão.