No mesmo processo de atualização de meio de ciclo para a gama Classe E, a Mercedes-AMG aproveitou para revelar os renovados E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet, que passam a luzir a característica grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais. A tecnologia motriz eletrificada de 435 CV continua a garantir elevadas prestações e comportamento desportivo.

Entre os destaque mais pronunciados dos renovados AMG E 53 4MATIC+ está o realinhamento da secção dianteira, com a grelha ‘Panamericana’ a impor um visual mais agressivo, a que se juntam os faróis LED achatados e o redesenhado para-choques com design em forma de asa. Na secção central, o para-choques dianteiro apresenta uma geometria em forma de A, com uma grelha de entrada de ar ainda maior com cinco lamelas verticais. As aplicações de revestimento em preto brilhante confirmam o carácter de luxo desportivo AMG e melhoram a aerodinâmica em combinação com os defletores de ar interiores.

As características distintivas na secção traseira incluem os revestimentos redondos das duplas ponteiras de escape, que estão disponíveis em prateado ou preto brilhante (integrados no opcional Pack AMG Night) e que se integram no para-choques traseiro. O spoiler na tampa da bagageira é pintado na cor da carroçaria, mas também está disponível como equipamento opcional em fibra de carbono. Olhado de perfil, destaque ainda para as novas jantes de liga leve de 19 polegadas ou, opcionalmente, de 20 polegadas, em ambos os casos otimizadas aerodinamicamente para ajudar no escoamento do ar em torno das rodas. As jantes de 20” possuem uma extremidade do aro mais larga e estão disponíveis com acabamento em preto mate ou cinza titânio brilhante.

As cores cinza grafite metalizado e azul magno mate estão disponíveis como novas cores de pintura da carroçaria, sendo que esta última estava anteriormente reservada apenas para a família AMG GT.

Interior moderno e desportivo

O interior apresenta detalhes específicos da AMG, materiais luxuosos e a atual geração do sistema de informação e de entretenimento MBUX, sendo estes os pontos mais importantes da renovada geração do Classe E AMG. Os bancos em pele sintética e microfibra em preto com design específico da AMG, os pespontos contrastantes em vermelho e a insígnia AMG são característicos dos modelos da série 53. O interior inclui ainda, entre outros, cintos de segurança vermelhos e elementos de revestimento em fibra de carbono.

Com o opcional Pack AMG Night, os novos E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet apresentam aparência ainda mais desportiva. Com este pack, as capas dos espelhos exteriores, as molduras dos vidros e ainda os elementos de revestimento nos para-choques dianteiro e traseiro têm acabamento em preto brilhante. Os revestimentos das ponteiras de escape têm acabamento cromado preto. O pack Carbon II acrescenta maior personalização, com as capas dos espelhos e o spoiler da tampa da bagageira em fibra de carbono.

Visualmente, os dois ecrãs para o painel de instrumentos e para o ecrã multimédia são combinados atrás de um vidro partilhado para formarem o Cockpit Panorâmico. O condutor poderá escolher entre três estilos de indicação AMG do painel de instrumentos: “Modern Classic”, “Sport” e “Supersport”, este último com um conta-rotações redondo central e informação adicional apresentada em perspetiva na forma de gráfico de barras nos lados esquerdo e direito do conta-rotações. Através do menu AMG, o condutor poderá aceder a vários ecrãs especiais como “Engine Data”, o indicador de mudança selecionada, “Warm-up”, “Set-up”, “G-Meter” e “RACETIMER”. Com indicações específicas da AMG como a visualização dos programas da transmissão ou os dados da telemetria, o ecrã tátil multimédia realça igualmente a configuração da componente dinâmica do modelo.

Tal como sucede nos modelos de base, também o AMG E 53 4MATIC+ Coupé e Cabriolet dispõem de um novo volante, este cunhado com a designação AMG Performance com botões de controlo integrados para uma ligação ainda mais estreita entre Homem e máquina. O volante pode ser encomendado com revestimento em pele, em microfibra ou combinação de pele e microfibra, mediante encomenda do sistema de aquecimento do volante.

O aro do volante está também equipado com uma tela sensorial para detetar as mãos do condutor no volante. Se o sistema detetar que o condutor não tem as suas mãos no volante durante um certo período de tempo, é iniciado um ciclo de aviso, que poderá terminar numa assistência de travagem de emergência se o condutor continuar a não reagir.

Motor de prestações elevadas

Porém, sendo dois modelos de aptidões desportivas, o foco esta no motor eletrificado de 3.0 litros, com dois turbocompressores, designadamente um turbocompressor de gases de escape e um compressor elétrico, produzindo 435 CV de potência e 520 Nm de binário máximo. O seu motor de arranque/alternador EQ Boost fornece brevemente 16 kW (22 CV) de potência adicional e 250 Nm de binário, alimentando também o sistema elétrico de bordo de 48 V quando opera em modo alternador. Além disso, potencia o modo ‘roda livre’ e suaviza a ligação do motor de combustão com a função start/stop.

Outros destaques tecnológicos dos novos modelos incluem a caixa de velocidade automática AMG SPEEDSHIFT TCT 9G (com patilhas de mudanças de dimensões ligeiramente superiores e instaladas numa posição mais baixa) e o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+, na qual a transição do modo de tração traseira para o modo de tração integral e vice-versa é contínua, graças a um controlo inteligente.

A velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h pode ser aumentada para 270 km/h com o pack AMG Driver. O sistema de travões AMG é específico para os modelos E 53: o eixo dianteiro integra discos perfurados e ventilados internamente de 370 mm de diâmetro, com pinças fixas de quatro êmbolos e inscrição AMG, enquanto o eixo traseiro está equipado com discos ventilados internamente de 360 mm com pinças flutuantes de um êmbolo.

A suspensão pneumática AMG Ride Control+, desenvolvido em Affalterbach, consiste numa suspensão pneumática multicâmara com uma configuração particularmente desportiva do conjunto mola/amortecedor e o amortecimento continuamente ajustável ADS+ (Adaptive Damping System).

Modos AMG Dynamic Select

Estes modelos apresentam cinco programas da transmissão “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”, os quais permitem modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades ou o comportamento da suspensão e da direção. Independentemente dos programas da transmissão do Dynamic Select, o condutor pode pressionar o botão “M” para passar diretamente ao modo manual, no qual as passagens de caixa são realizadas exclusivamente através das patilhas de mudanças no volante. As regulações da suspensão também podem ser selecionadas especificamente conforme necessário.

O sistema AMG Dynamics está integrado nos programas da transmissão AMG Dynamic Select. Nos níveis “Basic”, “Advanced” e “Pro”, influenciam, por exemplo, as estratégias de controlo do estabilidade ou do sistema de tração integral. O controlo de piloto inteligente antecipa o comportamento do veículo pretendido pelo condutor com base nas suas ações e nos dados dos sensores. A gama varia desde um nível de comportamento particularmente estável até um nível extremamente dinâmico, respetivamente para uma experiência de condução particularmente orientada para o conforto ou uma experiência particularmente desportiva.

Por fim, uma estreia absoluta para os modelos de seis cilindros, o pack AMG DYNAMIC PLUS, que agrupa equipamentos técnicos e visuais que anteriormente só estavam reservados para os modelos de oito cilindros. Os destaques incluem o programa da transmissão RACE com o Modo Drift e o volante AMG Performance revestido em microfibra com botões para o rápido controlo dos programas da transmissão e da dinâmica do veículo.

A Mercedes-AMG ainda não revelou os preços destes novos modelos.

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