Novos motores Diesel da Jaguar Land Rover com emissões de NOx irrisórias

08/03/2019

Ao cabo de meses na berlinda por causa das emissões poluentes, os novos motores Diesel vão comprovando a sua eficácia. Um recente estudo da ADAC demonstrou que os mais recentes modelos equipados com tecnologia turbodiesel emitiam bastante menos do que o limite legal em termos de óxido de azoto (NOx), algo que agora, um outro estudo independente levado a cabo pela AIR Index confirmou para os motores da Jaguar Land Rover, que foi a primeira marca automóvel a submeter-se a estes testes.

E lança uma conclusão interessante: os carros da JLR “são alguns dos modelos mais limpos em termos de emissões de NOx à venda na Europa”.

O AIR Index é uma tabela de emissões poluentes independente criada para avaliar o nível de emissões dos automóveis de A (o melhor) a E (o pior), numa classificação semelhante à das tabelas energéticas, oferecendo dados de emissões urbanas de NOx em veículos para assim demonstrar a sua eficiência. Desta forma, os clientes e as autoridades legais podem ter uma base sólida e credível, não empírica, para tirar conclusões referentes a emissões de óxido de azoto, conhecido como um dos agentes mais nocivos da combustão.

A Jaguar Land Rover foi a primeira marca a submeter os seus carros a este ensaio para inclusão na AIR Index, com os quatro modelos testados a receberem nota A. O Land Rover Discovery HSE Luxury (33 mg/km), o Jaguar E-Pace R-Dynamic HSE (14 mg/km), o Land Rover Range Rover Evoque (17 mg/km) e o Land Rover Discovery Sport (34 mg/km) estão assim colocados entre os modelos mais limpos ambientalmente no Velho Continente (onde o limite, sem contar com a tolerância permitida, é de 80 mg/km).

Esta análise, como aponta Massimo Fedeli, co-fundador e diretor de operações da AIR, revela igualmente que alguns dos preconceitos contra os SUV como mais poluentes podem estar equivocados, sendo os SUV Diesel da Jaguar Land Rover catalogados como mais eficientes do que outros modelos de carroçaria tradicional.

Cada carro testado para o AIR Index tem por base uma bateria de três testes (com cinco viagens de 10 quilómetros em pisos de asfalto), com dois carros cedidos de forma independente (para evitar possibilidade de manipulações) do mesmo modelo, utilizando um dispositivo portátil de medição (PEMS).

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