O circuito de Nürburgring Nordschleife é palco de uma grande variedade de recordes, usualmente relacionados com os tempos por volta. No entanto, a Ford Performance e Vaughn Gittin Jr, piloto no campeonato de drift, preferiram outra abordagem ao lendário traçado alemão: de lado!

O ‘Inferno verde’, como é conhecido por ser traçado no meio de uma floresta, foi o palco escolhido por Gittin Jr para colocar à prova o seu Ford Mustang RTR Drift, que recorre a um motor V8 de 5.0 litros com 912 CV de potência, sempre de lado ao longo dos 20.7 quilómetros do circuito.

Replicar esta tarefa, no entanto, não será fácil para qualquer outro condutor, não só porque é praticamente impossível ter um modelo daquele género e o talento do piloto para o dominar num circuito como o Nordschleife, mas também porque a prática de drift é proibida pelo organismo que tutela o Nürburgring. Exceto, claro está, quando é pedido para um evento específico, como terá sido o caso com a Ford Performance.

“Cumprir o Nürburgring em drift representa o derradeiro desafio para mim. É algo que muitos questionavam se seria possível e se o carro e o piloto poderiam fazê-lo e sair de lá incólumes. Algo dentro de mim tinha de fazer isto para descobri-lo”, referiu Vaughn Gittin Jr sobre este seu novo feito ‘fumarento’, ao longo do qual foram destruídos três jogos de pneus…

E deixou uma nota que mostra bem que, mesmo o mais talentoso dos pilotos pode encontrar dificuldades inesperadas numa manobra destas: “Não conhecia o ‘Inferno Verde’ tão bem como pensava. Tudo muda quando se vai de lado a estas velocidades”.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.