Durante anos, a Boeing deteve o título de maior avião de passageiros do mundo, mas é o consórcio europeu Airbus que produz o maior avião comercial de passageiros da atualidade, com o seu A380-800, um exemplo de arrojo e de superação por parte de quatro dos principais países do Velho Continente: Espanha, França, Alemanha e Reino Unido. Contudo, o seu fim também já tem uma data confirmada.

O Airbus A380 partiu do desejo do presidente da companhia, Jean Pierson, em conceber um avião capaz de bater o Boeing 747 em dimensões e competência no transporte de passageiros, num programa que demorou uma mais de uma década de desenvolvimento e com um investimento oficial de 10.3 mil milhões de euros para a sua conceção – embora problemas subsequentes não contabilizados oficialmente devam ter elevado a fatura para mais de 20 mil milhões de euros.

Com um tamanho gigantesco, o Airbus A380 tem já uma data para o fim da produção: 2021. Os custos de produção elevados (estima-se que perca dinheiro por cada unidade produzida) e a rentabilidade não condizente por parte das operadoras aéreas acabaram por ditar a ‘morte’ do A380. A ‘estocada’ final foi dada com o acordo da Emirates em cancelar a sua encomenda de mais 39 aviões, trocando-os por outros aviões mais pequenos e rentáveis.

Fique a conhecer alguns dos segredos do Airbus A380 na galeria.

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