Baterias para alimentar motor elétrico de 800 CV carregam-se apenas com a energia das travagens e desacelerações.

Nos híbridos e elétricos, os sistemas de regeneração das travagens e desacelerações são ferramentas indispensáveis para a gestão da carga nas baterias, uma vez que permitem um efeito de gerador de energia capaz de converter a inércia em eletricidade para armazenamento. Mas nenhum veículo conhecido aproveita tão eficazmente este recurso quanto o enorme eDumper. Produzido na Suíça, pela eMining AG, com base o Komatsu HB 605-7, este é o maior veículo elétrico do planeta e também o mais eficaz, podendo gerar mais energia do que aquele que consome.

O eDumper mede 9.36 metros de comprimento e mais de 4 m em largura e altura, a que soma uma distância entre eixos de 4.30 m. Serve para trabalhos em minas, apresentando a capacidade de carregar nada menos que 65 toneladas, para um total de 110 toneladas quando circula com lotação máxima. Peso brutal que é o também o motivo pelo qual é capaz de gerar 200 kWh de energia, com que recarrega o pack de baterias com 700 kWh de capacidade.

Como a sua atividade principal consiste em subir uma colina descarregado, descendo depois com o compartimento de carga repleto de material, o trajeto é suficiente para alimentar o motor elétrico de 800 cv e 9500 Nm de binário máximo.

De acordo com o construtor, o Elektro Dumper ajuda a reduzir até um total de 130 toneladas de CO2 e 100.000 toneladas de litros de gasóleo a cada ano de serviço.