O ano de 2023 está à porta e a indústria automóvel promete mais uma série de grandes novidades, desta feita cada vez mais alinhadas com o princípio da eletrificação.

Após as grandes dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19 que obrigaram à paragem de muitos mercados e de uma grande parte da vida em sociedade como é conhecida em 2020 e 2021, o ano de 2022 marcou o regresso a uma normalidade quase total, embora outro evento tenha vindo ensombrar e até ameaçar as perspetivas de retoma do setor automóvel: a guerra na Ucrânia, motivada pela invasão da Federação Russa.

Problemas com o fornecimento de componentes continuam a ser comuns, levando assim ao atraso nas entregas de novos automóveis, mas isso acaba por não limitar o lançamento de novidades, antecipando-se para 2023 mais uma série de novidades que irão, certamente, apelar a diferentes gostos e… carteiras.

Certo, certo é que as opções elétricas vão ser em cada vez maior número, a reboque também da chegada ao mercado europeu de um maior número de marcas chinesas, como a BYD ou a Great Wall.


Abarth 500e
A Abarth segue os passos da Fiat e prepara o lançamento do seu primeiro desportivo elétrico, o Abarth 500e, com prestações mais intensas graças à arquitetura elétrica que a marca considera mais favorável ao permitir uma melhor distribuição de peso, binário superior e a uma distância entre eixos maior.

Vale-se de um motor de 113.7 kW/155 CV de potência e 235 Nm de binário para prestações melhoradas, como a aceleração dos zero aos 100 km/h em 7,0 segundos. Tira partido ainda de bateria de iões de lítio de 42 kWh situada entre os eixos para melhorar a estabilidade.

Alfa Romeo Giulia/Stelvio
Tratando-se dos dois modelos mais duradouros atualmente à venda na gama da Alfa Romeo, os Giulia e Stelvio vão receber uma atualização mais substancial, sobretudo ao nível dos conteúdos tecnológicos, com faróis Full-LED Adaptive Matrix, painel de instrumentos digital a bordo, melhoria do sistema de infoentretenimento e ainda a inclusão de tecnologia NFT para registo de ‘vida’ dos dois modelos.

Chega uma nova versão turbodiesel de 160 CV em associação a tração traseira, havendo também versões de 280 CV a gasolina e Diesel de 210 CV, ambos com sistema de tração integral. Nota ainda para a série especial de equipamento Competizione, que se posiciona como a de topo.

Audi A6/A6 e-tron
A próxima grande aposta da Audi no universo dos elétricos será feita com a nova geração da A6 e-tron, do qual já se conhecem os princípios gerais, embora em versão concept, com a apresentação desse protótipo no passado Salão de Xangai. Visualmente, não deverá mudar muito, mas contará com nova plataforma, novos conceitos tecnológicos variantes de tração traseira e integral.

No entanto, a marca alemã não esquecerá (ainda) os motores de combustão e terá versões mais convencionais do A6, embora seja de crer que a variedade comece a decrescer atendendo ao interesse de ter mais elétricos na estrada.

Audi Q8 e-tron
Lançado em 2018, o Audi e-tron tornou-se numa das primeiras opções elétricas entre as marcas premium, com este SUV de grandes dimensões a receber agora uma atualização de meio de ciclo que incide não só na estética, mas também no capítulo técnico – podendo já chegar aos 600 quilómetros de autonomia, por exemplo – e na denominação, que antecipa uma uniformização da gama em torno do tipo de motorização.

Assim, a partir de agora, passará a juntar-se à família Q8, mas diferenciado pela sigla já conhecida e-tron. Mudando tanto nas versões SUV, como na mais dinâmica Sportback, destaque para os SQ8 com três motores elétricos e 503 CV de potência. Os preços começam nos 79,869€ para o Q8 50 e-tron.

BMW Série 5/i5
Tal como já fez com a gama Série 7, a BMW também irá lançar a sua berlina Série 5 com uma variante elétrica correspondente, a i5, simbolizando a aposta da marca bávara na eletrificação.

Mais tecnológico e maior nas suas dimensões, o Série 5 terá a seu cargo as motorizações de combustão (com assistência elétrica), sendo de esperar também a chegada de uma versão carrinha numa fase posterior.

BMW M3 Touring
Todos os olhos dos adeptos da marca estão postos na M3 Touring, uma carrinha de aspeto musculado e de credenciais dinâmicas que honram a história da divisão M, como o motor de seis cilindros em linha com 510 CV de potência e o sistema de tração integral M xDrive de vocação desportiva.

O design mais agressivo promete não comprometer a funcionalidade da utilização quotidiana. Deverá chegar nos primeiros meses de 2023 por valores ligeiramente superiores aos do M3 berlina.

BMW XM
Na celebração dos 50 anos da divisão M da BMW, a marca apresentou o seu superSUV, o XM, um híbrido plug-in com motor V8 4.4 biturbo com 489 CV associado a um motor elétrico integrado na caixa automática de oito velocidades com 197 CV.

Em conjunto, oferece, 653 CV e 800 Nm, o que lhe permite acelerar de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e atingir uma velocidade eletronicamente limitada a 250 km/h (ou 270 km/h com o M Driver’s Package). A bateria de 25.7 kWh permitir-lhe-á cumprir mais de 80 quilómetros sem emissões.

Honda Civic Type R
Herdeiro de uma longa linha de automóveis ilustres, o Civic Type R é o único modelo da gama atual da Honda a ter apenas um motor de combustão, neste caso, um bloco sobrealimentado de 2.0 litros com 329 CV de potência e 420 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos, estando disponível apenas com caixa manual de seis velocidades.

O comportamento dinâmico melhorado e a estética mais apaziguadora, sobretudo depois das duas gerações anteriores, dão-lhe um encanto ainda maior naquela que promete ser a ‘hora da despedida’ para os motores exclusivamente térmicos na Honda.

Honda ZR-V
Quando chegar ao mercado, em meados deste ano, o ZR-V irá ampliar a oferta da Honda na gama SUV, tendo a particularidade de ser um modelo de dimensões algo semelhantes ao HR-V.

Aliás, o ZR-V não é mais do que a versão americana do HR-V, chegando à Europa e ao Japão com uma nova denominação e alguns retoques estéticos e tecnológicos, incluindo uma motorização híbrida e:HEV, sendo altamente provável que a Europa receba o mesmo sistema atendendo à estratégia de eletrificação da Honda.

Hyundai Kauai
A Hyundai revelou as primeiras imagens e os primeiros detalhes técnicos da segunda geração do Kauai (designação que se mantém em Portugal, substituindo a original, Kona), com destaque para um design muito mais agressivo.

A exemplo do que sucedeu com o primeiro Kauai, também este terá versões elétrica (EV), híbrida (HEV), de combustão interna e desportiva N Line, com cada uma das versões a dispor de uma estética diferenciada, mesmo que a plataforma seja a mesma.

Jeep Avenger
Com pouco mais de quatro metros, o Jeep Avenger é o primeiro esforço da marca americana no segmento dos elétricos, lançando-a assim para o mercado dos veículos sem emissões.

Com um motor elétrico de 115 kW/156 CV resultante de parceria entre o grupo Stellantis e a Nidec Leroy-Somer Holding, o novo Avenger contará com modos de condução distintos. A bateria é também nova, com uma capacidade de 54 kWh, com autonomia superior a 500 quilómetros.

Kia EV9
Após a calorosa receção de todo o mundo ao EV6, a Kia prepara mais um modelo 100% elétrico para a sua ofensiva, o EV9, que será o topo de gama da marca sul-coreana. A primeira antevisão daquela que será a nova referência da Kia teve lugar através do Concept EV9, na edição de 2021 do Salão de Los Angeles.

O EV9 incorpora a vanguardista linguagem de design “Opposites United” (“Opostos Unidos”) e foi desenvolvido com base na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da marca, prometendo soluções múltiplas de motorizações e bateria de 100 kWh para autonomias em redor dos 500 quilómetros.

Maserati GranTurismo
O novo GranTurismo Folgore será o primeiro modelo na história da Maserati a adotar soluções 100% elétricas. Fabricado no polo de Mirafiori, o novo modelo da marca italiana promete performance de topo, conforto e elegância.

Não são conhecidos detalhes quanto aos níveis de potência, nem da bateria, mas são de esperar valores elevados de prestações. Também terá versões de combustão com motor a gasolina, provavelmente uma outra variação do bloco V6 do MC20.

Mercedes-Benz EQE SUV
No âmbito do seu esforço para a eletrificação (e alinhada com o objetivo de abandonar os segmentos menos rentáveis), a Mercedes-Benz lança no início de 2023 o novo SUV topo de gama EQE, modelo que vai beber muita tecnologia ao também elétrico EQS.

Há quatro versões, com potências de 215 kW/292 CV (EQE 350+ e EQE 350 4MATIC), 300 kW/408 CV (EQE 500 4MATIC) e 350 kW/476 CV da variante AMG 43 4MATIC. Os preços arrancam nos 91.500€.

Mercedes-AMG GT 63 E Performance
A marca AMG apresenta o seu primeiro híbrido desportivo de alta-performance, com a sigla E Performance, colocando em prática os ensinamentos obtidos na Fórmula 1. O GT 63 S E Performance apresenta uma combinação entre o motor V8 biturbo de 4.0 litros com uma máquina elétrica para uma potência combinada de 843 CV e mais de 1400 Nm de binário.

A bateria de elevado desempenho desenvolvida pela própria marca foi especificamente projetada para uma entrega de potência extremamente rápida, como acontece na F1, sendo assim mais um assistente de performance.

MG 4 Electric
A MG pretende dar continuidade a uma filosofia de expansão de mercados e do número de modelos à venda, recorrendo à nova plataforma MSP (Modular Scalable Platform), a qual irá servir de base aos modelos de próxima geração da marca. A bateria é modular de forma a variar a sua capacidade e autonomia consoante o modelo ou variante.

Inicialmente, terão capacidades de 51 kWh até aos 64 kWh, para autonomias superiores a 350 quilómetros, enquanto a potência vai dos 170 CV aos 204 CV com a bateria de maior capacidade.

MINI
O MINI clássico vai conhecer mais uma etapa na sua longa história, com uma nova geração que terá versões com motor de combustão e elétrica (esta última produzida na China em parceria entre o Grupo BMW e a Great Wall).

A marca adianta que o novo MINI irá proporcionar um regresso às origens do modelo, pelo que se pode esperar uma redução das suas dimensões e uma sensação mais minimalista a bordo.

MINI Countryman
O sucessor do Countryman terá opções de tração dianteira e integral, com motores já confirmados a gasolina ou Diesel “altamente eficientes” ou elétricos. Pela primeira vez, será produzido na fábrica do Grupo BMW em Leipzig com base na plataforma FAAR também utilizada no BMW X1.

O crescimento das dimensões está assegurado, prometendo também a versatilidade dos SUV num visual mais marcado.

Mitsubishi ASX
A mais recente geração do ASX para o segmento dos SUV-B surpreendeu com uma imagem praticamente colada à do ‘primo’ Renault Captur naquela que é uma declaração de compromisso para com a Europa.

Apostando numa base tremendamente segura e bem-sucedida, o novo ASX será proposto em diferentes motorizações, a começar por motorizações de combustão interna, mas também com versão híbrida, esperando-se o seu lançamento na Europa em março.

Nissan X-Trail
O novo Nissan X-Trail não é apenas parecido com o muito bem-sucedido Qashqai. É construído a partir da mesma plataforma CMF-C da marca. Este modelo da marca japonesa distingue-se por ser o único SUV eletrificado do segmento a apresentar uma versão de sete lugares (também existe uma versão de cinco lugares para famílias menos numerosas), além de dispor de sistema híbrido e-Power, com 204 CV de potência combinada e consumo médio anunciado de 5,8 l/100 km.

Disponível está, também, a variante 1.5 turbo a gasolina mild-hybrid de 163 cv, associada a tração dianteira e caixa automática de variação contínua (CVT), pertencente à família Xtronic. O preço começa nos 49.000 euros.

Opel Astra Electric/GSe
Lançado recentemente, o novo Astra passa a estar disponível também em versões 100% elétrica e híbrida plug-in de maior potência com um cariz desportivo (GSe). Começando por esta, os detalhes estéticos mais desportivos passam pelas jantes de liga leve de 18 polegadas inspiradas no protótipo Manta GSe 100% elétrico e para-choques específicos com identidade mais dinâmica.

O Astra GSe estará disponível apenas em versão PHEV de 225 CV de potência combinada e 360 Nm de binário máximo. Já o Astra elétrico, que chegará na segunda metade de 2023, irá contar com motor elétrico de 156 CV, bateria de 54 kWh e autonomia declarada superior aos 400 quilómetros.

Peugeot e-308
Já disponível em versões eletrificadas híbridas plug-in, o Peugeot 308 (tanto na carroçaria berlina, como carrinha) estará disponível, a partir de 2023, em versão 100% elétrica, o que no caso da SW tornará a marca do leão na primeira entre os fabricantes europeus a oferecer uma carrinha 100% elétrica.

Os 308 Berlina e 308 SW elétricos serão movidos por um motor elétrico totalmente novo, que desenvolve 115 kW (156 CV) e oferece, dependendo do nível de equipamento, uma autonomia superior a 400 quilómetros (ciclo WLTP).

Polestar 3
Com chegada prevista ao mercado europeu no último trimestre do próximo ano, o Polestar 3 assinala a entrada em definitivo da marca sueca no segmento dos SUV desportivos 100% elétricos.

Este modelo chegará numa configuração de motor duplo: a versão base (standard) apresenta-se com 360 kW/490 CV de potência e 840 Nm de binário, enquanto o Pack Performance opcional sobe aos 380 kW/517 CV e 910 Nm. Os preços irão começar nos 94.000€.

Porsche 911 Dakar
Homenagem ao 953 pilotado por René Metge e Dominique Lemoyne que venceu o famoso rali Dakar em 1984, esta versão especial tem por base o 992 GTS com motor de 3.0 litros e seis cilindros opostos biturbo, capaz de produzir 475 CV, estando associado a uma caixa de velocidades PDK de oito velocidades.

As pretensões para se aventurar em fora-de-estrada são garantidas pela tração às quatro rodas e mais 50 mm de distância ao solo que o normal.

smart #1
O novo capítulo da smart inicia-se com o #1, um SUV assumido talhado na perfeição para todos os tipos de mercados. Exclusivamente elétrico e com pouco mais de quatro metros de comprimento, o smart #1 melhora a habitabilidade e a sua funcionalidade, surgindo ainda com uma vertente tecnológica reforçada, até mesmo por um novo conceito de infoentretenimento.

Surgirá com duas opções de motorização, uma com 272 CV e a outra, claramente mais desportiva com assinatura Brabus, tem 428 CV e acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Preços desde 40.950€.

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