Além do Corsa-e, a entrada da Opel na era da eletrificação faz-se também com o Grandland X Hybrid4, que chegará no final deste ano e que associa um motor térmico a um elétrico para uma potência combinada de 300 CV para consumo anunciado de apenas 1,6 l/100 km e tração integral.

A marca considera o Grandland X como uma “das peças-chave” para a eletrificação da sua gama de produtos, naquele que é um esforço que congrega ainda o novo Corsa-e, modelo 100% elétrico que chegará na primavera de 2020.

A Opel não poupa esforços nesta sua nova fase, agora inserida no seio do Grupo PSA, preparando, ao longo dos próximos 20 meses, versões eletrificadas para o já referido Corsa, mas também para o Vivaro e para o sucessor do Mokka X, todos estes com variações 100% elétricas. Sabe-se já, também, que o Zafira Life terá opção elétrica, ao contrário do Grandland X Hybrid4, que assume uma postura híbrida. Em 2024, a Opel espera ter toda a linha de modelos eletrificada, seja por hibridação, seja por variante totalmente elétrica.

Este SUV, que proporá, em opção, a pintura preta do capot, alia motor térmico gasolina 1.6 Turbo a dois motores elétricos. A potência debitada pelo conjunto ascende a 300 CV para um consumo de combustível em ciclo misto, de acordo com a mais recente norma WLTP, de 1,6 l/100 km e emissões de CO2 de 37 g/km.

Associação híbrida

No ‘coração’ deste Grandland X Hybrid4 está a combinação do motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina, com turbocompressor e injeção direta, de 200 CV (cumprindo a norma Euro 6d-TEMP e certificado de acordo com o ciclo de testes WLTP), com um sistema de propulsão elétrica formado por dois motores que entregam um total de 109 CV (80 kW) e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 13,2 kWh (com autonomia até 52 quilómetros em modo EV).

Embora tenha uma grande semelhança na vertente técnica com o 3008, o Grandland X afigura-se como uma modelo mais racional, numa opção estratégica que, de acordo com os responsáveis da marca, traduz uma certa ideia germânica que os clientes da companhia apreciam. Isso ajudará a explicar o sucesso que este SUV médio tem granjeado desde o seu lançamento.

O motor elétrico dianteiro está acoplado a uma caixa automática eletrificada de oito velocidades. O segundo motor elétrico está integrado no eixo traseiro, com um diferencial, o que permite obter tração às quatro rodas. O motor térmico atua a velocidades médias e elevadas. O sistema elétrico de tração é chamado a intervir a velocidades mais baixas e fases de transição.

Para dinamizar a utilização deste SUV, o sistema de motorização do Grandland X Hybrid4 tem quatro modos de funcionamento – Elétrico, Híbrido, AWD e Sport – que podem ser selecionados pelo condutor. No modo híbrido, o sistema eletrónico seleciona automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para cada momento, permitindo ativar o modo elétrico de emissões zero quando se chega a um centro urbano. No modo AWD (All-Wheel Drive/tração integral), é ligado o motor elétrico do eixo traseiro para alcançar a máxima capacidade de tração. O modo Sport coloca todo o conjunto em prontidão máxima para prestações mais intensas.

No que diz respeito ao carregamento, o tempo varia consoante o tipo de carregador utilizado. Além do cabo fornecido para ligar a uma tomada de tipo doméstico, a Opel proporá dispositivos de carga rápida em estações públicas, bem como estações de parede de utilização particular. Com uma destas ‘wallboxes’, de 7.4 kW de potência, a bateria recarrega em apenas uma hora e 50 minutos. O carregador de bordo de série é de 3.3 kW, podendo receber em opção um de 6.6 kW.

A bateria está instalada sob o banco traseiro, otimizando a ocupação do espaço do habitáculo e da bagageira.

Aplicações de conectividade

Com o Grandland X Hybrid4, a Opel irá disponibilizar um leque de soluções específicas para veículos eletrificados, asseguradas pelos serviços Free2Move, a marca de mobilidade do Grupo PSA, acessíveis através da aplicação digital “myOpel”. Da oferta fará parte o acesso a mais de 105.000 postos de carregamento na Europa e um planeador de viagem que sugere os melhores percursos com base na autonomia restante do automóvel e indica a localização de postos de carregamento ao longo do percurso. Estas informações recorrem ao sistema de navegação do dispositivo de informação e entretenimento Navi 5.0 IntelliLink a bordo, o qual se encarrega também de prestar as direções para chegar ao posto mais próximo. A aplicação “myOpel” permite verificar o estado de carga da bateria, programar os períodos de recarregamento na ‘wallbox’ de casa e pré-programar a climatização do automóvel.

Para potenciar a utilização do sistema elétrico de alta voltagem (300 V), o novo híbrido ‘plug-in’ da Opel está equipado com um compressor elétrico de ar condicionado e um sistema elétrico de aquecimento.

As primeiras entregas do novo Grandland X em versão Plug-in híbrida estão agendadas para o início do ano de 2020.

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