Os adeptos de Ayrton Senna têm uma oportunidade de ouro para rechear a sua coleção com objetos de valor ligados ao malogrado piloto brasileiro, graças a um leilão levado a cabo pela Catawiki dedicado a artigos de Fórmula 1.

Campeão mundial com a McLaren em 1988, 1990 e 1991, a sua morte em 1994 (ao volante de um Williams) colocou um ponto final numa história de ouro. No entanto, o seu legado resiste na memória dos seus adeptos e colecionadores de memorabilia, com muitos deles em leilão exclusivo na Catawiki, como é o caso de um capacete utilizado na fase inicial da sua carreira.

Chegado à modalidade rainha do automobilismo em 1984, com a Toleman, Senna deu logo nas vistas e rapidamente garantiu a passagem à bem mais competitiva Lotus-Renault em 1985, onde deu nas vistas e alcançou as suas duas primeiras vitórias nesse mesmo ano.

É precisamente um dos capacetes que Senna usou durante o GP da Holanda, em Zandvoort, em 1985, que surge neste leilão, ainda com as marcas da ‘batalha’ em pista. Uma verdadeira raridade, o capacete tem um valor estimado de até 150.000 €.

“É muito raro encontrar capacetes destes no mercado, especialmente tendo em conta que este remonta ao início da carreira de Senna e foi efetivamente usado por ele”, diz Marc Jans, o responsável pela curadoria dos leilões.

Ainda dos tempos da Lotus surge um par de luvas amarelas usadas numa corrida de 1987, com Marc Jans a afirmar que “estas luvas Camel-Lotus mostram várias manchas de óleo provocadas pelo muito uso que tiveram e os colecionadores podem sentir-se mais próximos de Ayrton Senna com todos os sentidos”.

Após os três títulos obtidos com a McLaren-Honda, em 1988, 1990 e 1991, Senna passou a ter como principais rivais Nigel Mansell e Michael Schumacher. De 1992, está também um capacete original: trata-se de um “capacete Shoei com uma viseira transparente que ainda tem os acessórios de comunicação ligados”, explica Jans. “Ele foi adquirido através de um dos fotógrafos favoritos de Senna, que manteve contacto com o piloto durante muitos anos e está nesta coleção particular há quase 25 anos”.

O ano de 1994 foi o último de Senna na Fórmula 1 devido ao trágico incidente no Grande Prémio de San Marino. O último leilão em dezembro inclui um fato de corrida original e um capacete desse ano. “Este fato é um dos apenas dois de que há conhecimento. O outro fato está exibido no museu Ayrton Senna. É muito raro que uma coleção tenha tantos artigos pessoais de uma lenda da F1 como Senna, especialmente artigos que foram realmente usados por ele. Este tipo de artigos quase nunca está à venda e esta é realmente uma oportunidade única para os colecionadores de memorabilia da F1”.

De resto, estes são apenas alguns dos pontos altos da coleção em leilão, com mais de 250 artigos a preços variáveis, mas um valor estimado de mais de um milhão de euros. Outros artigos, como capacetes de Gerhard Berger (também na galeria), Damon Hill ou fatos de corrida de Michael Schumacher, também podem ser encontrados. A coleção de Fórmula 1 será oferecida em cinco leilões na plataforma de leilões online Catawiki até ao final do ano e o primeiro leilão decorrerá de 12 a 29 de outubro de 2018.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.