Nos anos 60, 70 e 80, todo o mundo industrializado estava obcecado com a conquista do espaço. Era comum crianças dizerem aos pais que, quando crescessem, queriam ser astronautas. E as imaginações mais criativas do planeta procuravam criar o futuro mais depressa, inclusive no automóvel. Mostramos aqui os 10 carros mais loucos dessa era, novas interpretações do conceito de design automóvel, inspirados num ambiente onde nenhum automóvel podia chegar.
O que mais marcou o design automóvel no final dos anos 60 foi a criação do “wedge design”. Estamos a falar de formas simples e angulares, com poucas curvas. Estes carros mais loucos tinham uma aparência futurista para a época, mas também estreavam um design polido, simplificado, fácil de adaptar às necessidades da produção industrial, que necessitava que os automóveis fossem fabricados o mais depressa possível.
Muitos dos automóveis mostrados aqui foram criados por designers italianos. Isso não é surpreendente, pois foi nesta época que a Itália deu origem a alguns dos mais prolíficos e inventivos nomes a deixar a sua assinatura em veículos de quatro rodas. É o caso de Sergio Pininfarina, Nuccio Bertone, Marcello Gandini ou Giorgetto Giugiaro. Nunca mais o mundo automóvel teve tantos designers a pensar fora dos limites do que na época entre os anos 60 e 70.