Num mercado que continua a ser pautado pelo parco poder de compra dos clientes particulares e pela lógica dos rent-a-cars e clientes profissionais, os automóveis de segmentos mais compactos continuam a ser os mais vendidos, assistindo-se em 2022 a uma continuação desta tendência, embora registando-se no ano passado a ausência de qualquer modelo da Renault no pódio dos mais vendidos. Porém, noutro dado relevante, é outra marca do Grupo Renault, a Dacia, a apresentar ganhos substanciais com uma oferta de produto renovada e racionalmente competente.
Além de ser a quarta marca mais vendida em 2022 entre os ligeiros de passageiros, a marca romena colocou o Sandero no segundo lugar dos modelos mais vendidos, com 5054 unidades matriculadas, ou seja, mais 44,4% face a 2021! Este registo é particularmente impressionante se se tiver em conta que a quase totalidade das vendas do compacto romeno foram a particulares.
Independentemente disso, melhor só mesmo o Peugeot 2008, com o SUV compacto a conseguir registar 6001 unidades em 2022. A marca francesa teve um ano muito positivo em 2022 (embora até tenha perdido em volume face a 2021), conseguindo colocar também o 208 no terceiro lugar da lista dos mais vendidos, com 5008.
Depois surgem os dois Renault mais vendidos, com o Captur (4722) a bater o Clio (4175), num resultado que deixa a marca francesa de fora do pódio, mas que salienta a ideia de que há uma diversificação cada vez maior de tendências e de opções no mercado. Outro modelo francês aparece no sexto lugar, com o Citroën C3 a manter-se como um dos preferidos dos portugueses, com 3940 unidades registadas, à frente do rival Opel Corsa (3301).
Só depois aparece o primeiro dos modelos de marcas premium, o Mercedes-Benz Classe A, embora também pertença à linhagem dos automóveis mais acessíveis da marca alemã, com 3048 unidades vendidas. Note-se que a marca pretende descontinuar os seus modelos mais acessíveis numa lógica de melhorar a rentabilidade.No nono lugar, mais um Dacia, com o Duster a gerar 2963 matrículas, cabendo ao Fiat 500 (2934) o décimo lugar.
Renovado em 2022, o Peugeot 308 (2615) surge na 11ª posição, logo à frente do Toyota Yaris (2594) que não logrou entrar no top 10 dos mais vendidos. Na SEAT, o Arona passou a ser o mais procurado, com 2315 unidades, contra as 2145 do Ibiza, ao passo que o Série 1 foi o melhor representante da BMW, com 2165 matrículas.
Na Nissan, o Qashqai perdeu relevância e caiu para o 17º lugar, com 2046 unidades matriculadas em 2022, sendo também muito relevante a perda de popularidade (causada igualmente por constrangimentos nas entregas) do Ford Fiesta, que registou meros 1013 registos no ano passado. Em contrapartida, o Ford Puma ficou no 19º lugar da tabela, com 1983 unidades.
Os Fiat Panda (1748) e Fiat Tipo (1674) são bons indicadores da procura profissional, uma vez que continuam a ser dos modelos mais procurados por companhias de aluguer e também, no caso do Tipo, por condutores profissionais do segmento TVDE.
LISTA DOS 40 MAIS VENDIDOS (MODELO/UNIDADES)
1º Peugeot 2008 6001
2º Dacia Sandero 5054
3º Peugeot 208 5008
4º Renault Captur 4722
5º Renault clio 4175
6º Citroën C3 3940
7º Opel Corsa 3301
8º Mercedes-Benz Classe A 3048
9º Dacia Duster 2963
10º Fiat 500 2934
11º Peugeot 308 2615
12º Toyota Yaris 2594
13º SEAT Arona 2315
14º BMW Série 1 2165
15º Volvo XC40 2162
16º SEAT Ibiza 2145
17º Nissan Qashqai 2046
18º Hyundai Kauai 1987
19º Ford Puma 1983
20º Kia Stonic 1980
21º Toyota Corolla 1921
22º Peugeot 3008 1887
23º Fiat Panda 1748
24º Tesla Model Y 1731
25º Hyundai i20 1695
26º Fiat Tipo 1674
27º Citroën C4 1659
28º Mercedes-Benz Classe C 1597
29º Renault Mégane 1500
30º Volkswagen T-Roc 1497
31º BMW Série 3 1495
32º Volkswagen T-Cross 1456
33º Nissan Juke 1444
34º Ford Focus 1411
35º Citroën C3 Aircross 1370
36º Toyota C-HR 1311
37º Toyota Yaris Cross 1293
38º Hyundai Tucson 1291
39º Volkswagen Polo 1278
40º Mitsubishi Space Star 1275
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.