As marcas automóveis mantêm, de certa forma, a tradição de lançarem vídeos de boas festas em consonância com a época festiva. Porém, este ano, devido à crise dos chips semicondutores que tem encurtado a produção e afetado as entregas, alguns dos construtores optaram por não apostar nos vídeos de celebração.

Tradicionalmente, a época do Natal e do Ano Novo é utilizada por muitos construtores para passar uma mensagem distinta daquela que é a tradicional dos anúncios automóveis. Ainda que tenham como objetivo publicitar a marca que o produz, o anúncio procura também causar um impacto no estado de espírito, seja pela diversão, seja pela mensagem mais humana e emotiva.

A Mercedes-Benz destaca a importância do papel do Pai Natal para cumprir os sonhos de crianças por todo o mundo. No entanto, tal só será possível se contar com a assistência fundamental da Mãe Natal, a Mrs. C, e dos automóveis da companhia de Estugarda. A pequena Sandy agradeceu…

Também outra marca alemã recorre à figura tradicional desta quadra: o bom velho Pai Natal modernizou-se tanto na sua própria apresentação, como no meio de transporte, cortesia da Audi. O seu trenó foi ‘reformado’ e substituído por um novo Audi RS e-tron GT para assim entregar os presentes de forma eficiente e sem emissões.

Na BMW, recorreu-se ao embaixador Christoph Waltz, ator que participou, mais recentemente, nos filmes da saga James Bond. O ator chega à sede da BMW, em Munique, para se encontrar com o CEO, Oliver Zipse, mas percebe que, na verdade, foi convidado para a festa de Natal da marca. Admitindo que detesta festas de Natal, tenta escapar do edifício, dando de caras no processo com outros convidados famosos, como o diretor de design da BMW i, Kai Langer, ou a Youtuber Supercar Blondi (Alex Hirschi).

Do mesmo grupo, a MINI recorreu a uma ideia simples: um vídeo musical para honrar a música ‘Driving Home for Christmas’, de Chris Rea, que foi escrita, precisamente num Mini de 1978. Agora, para o Natal de 2021, a marca recuperou o tema e compilou diversas imagens de viagem para a ideia de que a quadra festiva deve ser levada com alegria, mesmo na estrada, mesmo que no processo não faltem momentos de tensão familiar.

Do outro lado do Atlântico, a Chevrolet delineou um anúncio de festividades que puxa ao lado da emoção. Inspirado numa história verídico, o vídeo conta a história de um homem na América rural que guarda o velho Chevy Impala da sua falecida esposa no celeiro, num cenário que é tipicamente americano. A seu lado, o cão ouve a história do passado a três, já que ao casal há que juntar também o Impala. Secretamente, a filha tem o plano de restaurar o carro da mãe e dá-lo ao pai pelo Natal. A marca também não poupou esforços neste anúncio, já que o mesmo é resultado do esforço dos vencedores de Oscares Tom Hooper (realizador), Claudio Miranda (direção de fotografia) e Rachel Portman (composição).

Também concebido nos EUA, o anúncio da Toyota segue na mesma direção da emotividade. ‘Bookstore’ conta a história da união de uma comunidade que se junta para ajudar o dono de uma velha livraria a recuperar o seu negócio depois de um incêndio. Munindo-se do espírito de entreajuda, uma jovem pede a cumplicidade de todos os vizinhos para não só reparar a loja, mas também para repor muito do stock com a ajuda de modelos Tundra e Highlander da Toyota.

Por fim, a Lamborghini também entrou no espírito de Natal com um anúncio especial para a quadra, com uma criança a receber como presente um controlo remoto especial para controlar um Hurácan Evo de 640 CV. Apesar de parecer que tal é mesmo o caso, é o tio Phil que está ao volante, efetuando vistosos drifts no pátio da – aparentemente abastada – família. A ideia é de que as emoções inesperadas podem ser o melhor presente…