M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Veículos militares são construídos de acordo com o tipo de missão, mas em geral necessitam de ser bem protegidos e resistentes, o que faz deles pesados e algo lentos. Uma exceção é este veículo de emergência, compacto, rápido e ágil, chamado Plasan Yagu, um pequeno veículo blindado preparado para intervenções rápido em qualquer terreno.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Construído em Israel pela Plasan, que tem vários veículos blindados para uso militar e para segurança pessoal, o Yagu é um derivado do Arctic Cat Wildcat 4, normalmente usado para lazer. Mantendo o mesmo chassis leve, a transmissão automática com tração acoplável às quatro rodas e o motor de moto com 1000 cc e 95 cv, a Plasan instalou uma carroçaria com preparação B6, que deverá ser capaz de resistir a quase todo o tipo de munição de dimensão 7.62, disparada por espingardas semi-automáticas. Mas esta carroçaria é feita de materiais compósitos, pelo que o peso não ultrapassa os 1500 kg.

Com estas dimensões e baixo peso, vai poder transportar com segurança três pessoas num ambiente urbano degradado, como favelas. Em opção, o Yagu poderá ser equipada com uma plataforma de armas de controlo remoto, montadas no tejadilho. O protótipo, apresentado no México (onde deverá ser oferecido às forças policiais envolvidas no combate ao narcotráfico), estava equipado com metralhadoras IWI Negev e FN MAG.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.