Publicidade Continue a leitura a seguir

Está pronto o mais sério candidato ao recorde de velocidade terrestre

Publicidade Continue a leitura a seguir

Revelado o protótipo final do veículo que irá tentar estabelecer novo recorde de velocidade terrestre.

No deserto de Hakskeen Pan, na África do Sul, a equipa Bloodhound Land Speed Record (BLSR) vai iniciar o programa de testes dinâmicos do veículo supersónico com que tentará bater o incrível máximo de 1288 km/h, o atual recorde de velocidade terrestre, fixado por Andy Green, em 1997. Green, então aos comandos do Thrust SSC, foi o primeiro a quebrar oficialmente a barreira do som. E agora, 22 anos depois, prepara-se para repetir a façanha…

O protótipo acabado de apresentar pela BLSR está projetado para atingir os 800 km/h, objetivo a meio caminho para o desejado resultado final, a fixar em meados de 2020. Os engenheiros da Bloodhound apontam às 1000 milhas por hora, qualquer coisa como 1610 km/h!

«Na pista de 20 quilómetros de Hakskeenpan podemos acelerar por muito mais tempo, atingir velocidades mais altas e investigar a estabilidade, desempenho e aceleração do carro, tudo importante à medida que vamos para um novo recorde mundial de velocidade em terra», explicou Mark Chapman, diretor de engenharia da BLSR, ao Mirror.

Para os testes de desenvolvimento na Africa do Sul, o Bloodhound estará equipado com o motor a jato EJ200, concebido para a Rolls-Royce para o caça-bombardeiro Typhoon, a debitar 54.000 cv e 90 000 Nm. Contudo, e apesar dos números avassaladores, nesta fase do projeto a atenção dos engenheiros não estará na aceleração, mas no momento da travagem. «O maior desafio de todos é conseguir parar um veículo tão rápido», explicou Chapman. «Vamos testar um sistema de travagem com dois paraquedas. E além disso vamos efetuar testes de manobrabilidade e avaliar as alterações na estabilidade», completou. Entre as novidades técnicas conhecidas, destaque também para um novo conjunto de rodas, integralmente construídas em alumínio, em substituição dos pneumáticos usados no Bloodhound nos testes anteriores, realizados em Newquay, Inglaterra.