M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Oficialmente, a Volkswagen nunca construiu um buggy. Começando nos anos 60, muitos construtores pelo mundo fora aproveitaram o chassis do Carocha clássico para transformar em veículos de recreio, mas o VW Buggy é coisa que nunca existiu. E no entanto, a marca alemã já teve um veículo que fazia tudo o que um buggy era capaz de fazer e muito mais, pois tinha tração às quatro rodas e até era capaz de atravessar cursos de água
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A marca Volkswagen foi criada para desenvolver um carro barato e eficiente, que pudesse ser comprado facilmente e usado todos os dias pela maioria da população alemã. Mas a Segunda Guerra Mundial obrigou a VW a virar-se para a produção de veículos militares. O seu responsável, Ferdinand Porsche, dedicou-se à producção de vários veículos do género, e um deles era o Schwimmwagen, um automóvel anfíbio que também funcionava como veículo todo-o-terreno.

O Schwimmwagen (“carro nadador”, em alemão) foi idealizado por Erwin Komenda, que usou a mesma mecânica de outro veículo militar, o Kübelwagen, incluindo o motor do Carocha, bem como um sistema de quatro rodas motrizes, que só funcionava em primeira velocidade. A versão original (Tipo 128) era demasiado frágil para todo-o-terreno, então Komenda reduziu a distância entre eixos para apenas dois metros (Tipo 166), para ter uma estrutura mais rígida.

Como estes veículos foram submetidos a grandes esforços, poucos dos 14 mil Schwimmwagens sobreviveram à Segunda Guerra. Este exemplar, construído em 1944, acabou por ser matriculado na Áustria em 1951 e teve apenas três proprietários civis. Foi restaurado nos anos 90, quando foi necessário construir pneus de encomenda, para preservar as jantes originais, e está em condição de circular na estrada e ainda é capaz de nadar. Como este tipo de buggy militar é raro, a casa de leilões Hemmings espera conseguir vendê-lo por mais de 100 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.