M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Nikola Motor tinha anunciado antes da Tesla que iria produzir um camião elétrico para transporte de mercadorias, mas este anúncio foi completamente esquecido depois que a Tesla apresentou a sua proposta. Agora, a primeira anunciou que vai levar a segunda a tribunal por se ter aproveitado de ideias do Nikola One para a construção do Tesla Semi.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Em resumo, o Semi terá elementos de design retirados do One, nomeadamente o para-brisas, a porta do condutor e algumas peças da carroçaria, deixando ambos os camiões com aparências demasiado semelhantes. A Nikola enviou uma carta à Tesla o ano passado, exigindo estas mudanças, mas como esta não respondeu, agora vai ser iniciado um processo para danos no valor de dois mil milhões de dólares (1,65 mil milhões de euros).

O protótipo do Nikola One já foi apresentado, tendo na altura sido revelada a existência de 7000 pré-encomendas, sem indicar quem são os clientes, ao contrário do que a Tesla fez com o Semi. O construtor americano só tem planos para começar a produzir o seu camião em 2021, e ainda assim não há evidências que tem os fundos necessários para começar a construir a fábrica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.