O mais recente relatório TomTom Traffic Index, com dados recolhidos em 403 cidades de 56 países de todos os continentes, revela onde estão os engarrafamentos mais demorados.
Trânsito denso, artérias congestionadas, engarrafamentos demorados e marcha em ritmo muito lento de pára-arranca são cenários típicos comuns a qualquer cidade moderna, contudo a utilização do automóvel na dita hora de ponta em algumas capitais do mundo é mesmo missão impossível. O TomTom Traffic Index elabora este ranking pelo oitavo ano consecutivo tendo em conta os dados recolhidos a partir de milhões de sistemas de navegação anónimos, smartphones e dispositivos de multimédia instalados nos automóveis.
O índice realiza-se mediante percentagens do nível de congestionamento, representadas pelo tempo médio adicional que experimentam os condutores de cada cidade durante um ano.
Lisboa e as 10 primeiras
Na edição de 2019 do TomTom Traffic Index, Lisboa figura na posição n.º 77, atrás de Toronto no Canada e à frente de Nijni Novgorod, cidade russa. A Capital lusa é a única cidade portuguesa na tabela das 100 mais congestionadas do mundo. Barcelona e Madrid, na vizinha Espanha, aparecem nas posições 118 e 228, respetivamente.
Percorra a galeria para conhecer o top10 das cidades mundo onde o trânsito é mais caótico