M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O supercarro é um veículo automóvel criado especificamente para oferecer emoções fortes a velocidades superiores a 250 ou até a 300 km/h, apenas para quem pode pagar. O carro voador, cujo desenvolvimento tem sido lento, vai ser, um dia, uma forma alternativa de viajar pela cidade, evitando o trânsito e disponível para qualquer pessoa. Em termos práticos, parecem filosofias completamente opostas. Mas o designer argentino Martín Rico não quer saber dessas limitações, olhando para os dois conceitos e pensando “porque não juntar os dois”? E é assim que surge o Transvolution, a primeira proposta para um supercarro voador.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Transvolution é um dos conceitos avançados pela Imaginactive, um coletivo de engenheiros e designers originários de todo o mundo, mas centrado formalmente em Montreal, no Canadá. A nova ideia retira algumas inspiração de um conceito anterior da equipa Imaginactive, o Cloudraker, uma mistura de comboio com avião. No entanto, o Transvolution pretende ser um projeto mais prático, pois embora combine dois contextos distintos, seria possível construí-lo como veículo individual. Em termos práticos, Martín Rico pretende eliminar os tempos de espera entre o uso de um carro voador e o uso de um veículo de estrada.

A peça central do Transevolution é a sua cabine, que pode transportar um condutor e passageiro de forma autónoma. A cabine pode ser combinada de forma independente com uma base rolante, equipada com baterias e motor elétrico de forma semelhante aos atuais automóveis elétricos, ou então com asas de tipo drone, capazes de funcionarem de forma independente. Estas também estão equipadas com bateria e motores elétricos, e podem deslocar-se até à estação de recarga de bateria mais próxima quando estiverem com carga baixa. Como ambas as partes motorizadas podem funcionar de forma independente, o condutor poderia ser apenas proprietário da cabine e trocar de secção motora conforme a necessidade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.