A Volkswagen apresentou no Salão de Veículos Comerciais, em Hannover, a sua visão eletrificada da I.D. Buzz, carrinha que, por sua vez, é uma reinterpretação da ‘pão de forma’ clássica. Agora, adquire também a denominação Cargo, indicando a sua função mais comercial.
Esta versão 100% elétrica poderá chegar ao mercado já em 2021, ao abrigo da estratégia de veículos elétricos da marca alemã, sendo preciso também destacar que este modelo oferece já uma visão do que poderá vir a ser o setor dos transportes meados da próxima década, com sistema de condução autónoma ‘I.D. Pilot’ de nível 4.
Esta versão comercial terá como base a versão de passageiros I.D. Buzz que foi apresentada no ano passado (prevista para lançamento em 2022), sendo igualmente próxima em termos de estrutura geral e de características, com um grande argumento de adaptabilidade das baterias. Ou seja, os veículos podem ter baterias de dimensões diferentes, de acordo com as necessidades de cada empresa, o que só é possibilitado pela nova plataforma MEB (Modular Electric Drive). A autonomia pode ser de 330 a mais de 500 quilómetros, já de acordo com o ciclo WLTP.
A Volkswagen Comerciais apresentou recentemente e-Crafter, com um comprimento total de 5986 mm e uma carga máxima de 1.75 toneladas, com a I.D. Buzz Cargo a posicionar-se logo abaixo: 800 kg de capacidade de carga para pouco mais de cinco metros de comprimento (5048 metros) e uma distância entre eixos de 3300 mm.
Soluções de versatilidade
O exterior desta versão tem algumas diferenças face ao modelo de passageiros, destacando-se pelo novo tejadilho solar (painel que pode alargar a autonomia da carrinha em até 15 km por dia), portas traseiras de grande abertura e novo para-choques traseiro, além de diversas outras soluções de arrumação pensadas para facilitar a tarefa dos utilizadores – por exemplo, com um sistema de prateleiras no lado do condutor. As portas dianteiras e a porta lateral deslizante (do lado contrário ao do condutor) abrem eletricamente e para destrancar o veículo a partir do exterior basta um sensor que reconhece a chave. A este respeito permite a utilização partilhada graças à chave digital, que pode ser enviada para um smartphone. Ao contrário das jantes de 22 polegadas do modelo de produção, esta carrinha usa jantes de 20 com pneus em medida 235/55.
No interior, modular, podem sentar-se três pessoas na frente, maximizando o espaço a bordo, embora o banco do meio possa ser dobrado para servir como mesa, por exemplo.
A condução autónoma de nível 4 faz com que possa tornar as viagens mais seguras e permitem ao utilizador que melhore a sua produtividade a bordo. Após selecionar esse modo, o volante é recolhido para o interior do tablier, com o banco do condutor a rodar em 15 graus para a direita de forma a permitir que o computador a bordo seja utilizado convenientemente. Não existe painel de instrumentos convencional, mas uma solução em que informação chave é projetada diretamente no head-up display de realidade aumentada. Outras informações, como a do ar condicionado, são apresentadas num tablet amovível. A conectividade é também um elemento muito forte deste modelo, com a marca a argumentar que é um exemplo de integração da ‘Internet das coisas’ (IoT), uma solução informática desenvolvida em parceria com a Sortimo.
Existe, neste âmbito, uma solução de prateleiras em que um sensor e um sistema de luz estão conectados ao sistema informático do veículo e assim, mediante uma série de códigos e comunicação entre as duas partes, seguir e identificar todas as encomendas nas prateleiras. Com isso, confere-se maior controlo à carga e aos tempos de entrega.
Eletricidade à medida
Sendo 100% elétrica, a carrinha tem a bateria de iões de lítio integrada no piso, baixando o centro de gravidade e melhorando a dinâmica. Graças à ausência de um motor de combustão interna, os eixos foram afastados para as pontas, com o motor elétrico compacto e a caixa de uma velocidade montados no eixo traseiro (sendo a tração feita às rodas traseiras). Em alternativa, haverá versão com tração integral, denotando-se também um sistema de eixo traseiro direcional.
A bateria pode ser variável em termos de capacidade, dependendo das necessidades do utilizador. Para uma utilização diária, a capacidade de 48 kWh é a recomendada, embora exista a possibilidade de contar com uma bateria de 111 kWh. O motor da unidade exposta em Hannover debita 150 kW com velocidade máxima limitada aos 160 km/h. Em termos de carregamento, o I.D. Buzz Cargo pode ser carregado a 150 kW, com a bateria de 48 kWh a restabelecer até 80% da sua capacidade em apenas 15 minutos (30 minutos no caso da de 111 kWh).
Também pode ser carregada numa tomada tradicional em casa ou em wallboxes, variando a potência e o tempo de carregamento. A própria divisão de comerciais da Volkswagen disponibiliza uma wallbox até 11 kW, as quais são pensadas para flexibilidade no carregamento ao longo da noite nas empresas, quando o preço da eletricidade é mais baixo. O carregamento por indução estacionamento é outra das soluções pensadas pela marca para esta carrinha.