O Governo anunciou que pretende abolir, até ao final de 2020, a utilização de plásticos não reutilizáveis, num esforço para tornar a pegada ecológica do país menos visível.

De acordo com o texto do programa do executivo socialista liderado por António Costa, o objetivo passa por abolir até final do próximo ano, e antecipando em um ano a aplicação da diretiva europeia, pratos, copos ou talheres de plástico, palhinhas ou cotonetes de plástico.

Além disso, pretende definir um horizonte próximo, que não concretiza ainda, para a abolição progressiva de outras utilizações do plástico. O Governo quer ainda estimular as empresas a assumirem compromissos voluntários de eliminação ou redução do plástico utilizado nas embalagens de produtos de grande consumo, designadamente no setor alimentar.

Outra medida que consta no programa é “tornar a separação obrigatória de resíduos em todos os serviços da Administração Pública e empresas do Estado”.

No âmbito da prevenção de produção de resíduos, o Governo pretende “lançar um programa nacional”, incluindo um plano de comunicação que tenha em consideração diferentes faixas etárias da população”.

Com Lusa